Acompanhe:

Governo corre para aprovar a nova meta fiscal

O prazo para enviar a proposta orçamentária ao Congresso é 31 de agosto

Modo escuro

Continua após a publicidade
Temer e Meirelles: governo aguarda aprovação da nova meta fiscal (Adriano Machado/Reuters)

Temer e Meirelles: governo aguarda aprovação da nova meta fiscal (Adriano Machado/Reuters)

E
EXAME Hoje

Publicado em 29 de agosto de 2017 às, 06h30.

Última atualização em 29 de agosto de 2017 às, 07h34.

Enquanto o Tesouro Nacional divulga nesta terça-feira as contas do governo central de julho, o governo espera a aprovação da nova meta fiscal do país. Os números do Tesouro devem mostrar mais um déficit nas contas do país, de 18,1 bilhões de reais. O valor se somará ao trágico rombo de 56 bilhões de reais do primeiro semestre do ano. Para garantir o cumprimento da meta fiscal, o governo quer ampliar o déficit previsto para este ano de 139 bilhões para 159 bilhões de reais e o do ano que vem de 129 bilhões para os mesmos 159 bilhões de reais. Ontem, o relator do projeto na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO), deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), aprovou a proposta do governo na íntegra.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

O parecer agora precisa ser votado rapidamente. A previsão é que ele seja votado tanto pela CMO quanto pelo Congresso já nesta terça-feira. A aprovação é essencial para que o governo consiga elaborar a proposta orçamentária para 2018, já com base na nova meta fiscal. O prazo para enviar a proposta orçamentária ao Congresso é 31 de agosto.

Ontem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que, caso a nova meta não seja aprovada, o governo terá que trabalhar com “restrições muito severas” e com “outras medidas na área de receita”. “Propusemos um Orçamento que permitirá melhor funcionamento da máquina pública e evitando-se aumento de impostos”, disse.

A meta foi ampliada pelo governo após uma frustração das receitas e um aumento de gastos para manter a base no Congresso coesa (após a crise política instaurada com a delação de executivos da JBS, em maio). “A revisão da meta mostra que o quadro fiscal do país continua piorando e que até mesmo o déficit de 159 bilhões de reais pode ser frustrado”, disse a economista Monica de Bolle a EXAME logo após o anúncio da mudança da meta, há exatamente duas semanas.

Últimas Notícias

Ver mais
‘Gradualismo pode ser uma saída’, diz Durigan sobre desoneração da folha
Um conteúdo Esfera Brasil

‘Gradualismo pode ser uma saída’, diz Durigan sobre desoneração da folha

Há 5 horas

Governo prorroga o programa Desenrola Brasil até 20 de maio
Economia

Governo prorroga o programa Desenrola Brasil até 20 de maio

Há 15 horas

Não devemos desistir de aprovar um acordo entre UE e Mercosul, diz Haddad
Economia

Não devemos desistir de aprovar um acordo entre UE e Mercosul, diz Haddad

Há 15 horas

Governo pede ao Congresso urgência a projeto da Letra de Crédito do Desenvolvimento
Brasil

Governo pede ao Congresso urgência a projeto da Letra de Crédito do Desenvolvimento

Há 21 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais