Aprenda a investir com os melhores gestores do Brasil

Fora da Curva, o melhor livro do ano
M
Mundo do dinheiroPublicado em 20/12/2016 às 08:52.

Quer fazer parte da minha lista VIP e ter acesso a conteúdos exclusivos, insights de negócios e dicas de investimentos, gratuitamente? Deixe seu email aqui.

Se tem algo que aprendi ao longo dessa minha jornada no mercado financeiro é que de nada adianta você ganhar muito dinheiro, se não souber investir.

A tríade da riqueza é: ganhar [bem], poupar [bem], investir [bem].

Como já dizia, James Howell, “Um tolo e seu dinheiro logo se separam”. Se você deixa de desempenhar bem o seu papel como investidor, acaba entregando todo o “ouro ao bandido”. Ganha hoje para perder amanhã. Quer um exemplo clássico? Aplicar seu dinheiro na caderneta de poupança é um péssimo negócio! Na maior parte do tempo, seu rendimento será inferior a inflação, o que vai corroer o seu poder de compra no longo prazo. No entanto, essa é a escolha da grande maioria dos brasileiros. É o preço da falta de conhecimento e educação financeira.

Nesse contexto, foi lançado o livro “FORA DA CURVA – Os Segredos dos grandes investidores do Brasil – e o que você pode aprender com eles”, cujo título resume bem o conteúdo da obra.

Na minha opinião, é nada mais, nada menos, que o melhor livro do ano. E com toda certeza, leitura obrigatória para o investidor de sucesso.


Sinopse: 

Os investidores mais bem-sucedidos do Brasil falam sobre suas carreiras e dão valiosas lições de negócios. Organizado pelo investidor Florian Bartunek, pelo advogado e sócio da Casa do Saber Pierre Moreau e pela jornalista Giuliana Napolitano, editora de finanças da Exame, o livro Fora da Curva reúne depoimentos de alguns dos maiores investidores do país – como André JakurskiAntonio BonchristianoLuis StuhlbergerGuilherme Affonso FerreiraGuilherme AchéJosé Carlos Reis de Magalhães NetoLuiz Fernando FigueiredoMeyer Joseph NigriPedro Damasceno e o próprio Bartunek. No total, eles administram cerca de R$ 80 bilhões. Muitas dessas personalidades são avessas a entrevistas, mas decidiram contar a história de suas carreiras com intuito de compartilhar lições de negócios valiosas para o pequeno investidor.


O livro não tem a pretenção de ser um manual de como ganhar dinheiro [sempre]. Segundo os gestores, ganhar dinheiro com investimentos é uma tarefa árdua, não existe “fórmula mágica”. O segredo é ganhar mais do que perder, e tentar minimizar os prejuízos.

O formato do livro é bem interessante. Apesar de cada gestor ter uma história única e um estilo próprio, existe uma uniformidade na apresentação das informações para facilitar a vida do leitor. Cada capítulo encerra com uma síntese de “como fazer bons investimentos”, seguido por uma sessão de “leitura recomendada”.

O mais bacana é que no livro são relatados não só os acertos, mas também, os erros desses grandes investidores profissionais.

Bati um papo com o genial, Pierre Moreau, advogado, sócio fundador da Casa do Saber, e um dos idealizadores desse projeto. Ele me contou, que a ideia do livro surgiu em 2011, durante um curso na Harvard Business School, que ele e o Florian Bartunek fazem todo mês de Janeiro.

Na HBS os alunos aprendem através de “estudo de casos”, um método amplamente utilizado pela instituição. Os dois amigos detectaram uma lacuna no segmento de livros brasileiros sobre investimentos, que fossem mais técnicos, que focassem mais na  estratégia da gestão/multiplicação de patrimônio, que na vida pessoal do gestor em si. E vislumbraram a oportunidade de lançar um livro sobre o tema, recheado com diversos estudos de caso.

“O livro tem como objetivo principal, compartilhar experiências relevantes, de gestores com trajetórias consistentes ao longo dos anos. Procuramos formatar um conteúdo tangível, de linguagem acessível, que pudesse ser absorvido pelo pequeno investidor”, explicou Pierre.

Ele também ressaltou a importância da escolha dos gestores de classes de ativos diferentes, cujos modelos fossem replicáveis.

“Me sinto muito honrado por ter participado desse projeto. Foi transformador, uma experiência muito rica, aprendi muito”, me disse entusiasmado.


As melhores sacadas:

“Num cenário de crise, não adianta tentar prever o tempo; o melhor é construir a Arca de Noé e investir em papéis de empresas que sofram menos num período turbulento.”Florian Bartunek.

“Divida seus recursos entre investimentos de maior e menor risco. O objetivo deve ser aumentar o patrimônio mesmo se alguma estratégia der errado.”André Jakurski.

“Aplique uma parte do patrimônio no exterior. Não há mais restrições legais para investir no exterior e há oportunidades interessantes lá fora.”Antonio Bonchristiano.

“Tenha opinião própria e disciplina ao investir.”Guilherme Aché.

“Estude o mercado para resistir à tentação de comprar na alta e vender na baixa. Sempre há desequilíbrios de preço: ganha dinheiro quem consegue identificá-los.” – Luis Stuhlberger.

“Nem todas as ações que caíram demais são boas alternativas de investimento. É preciso analisar a situação da empresa.”Luiz Fernando Figueiredo.

“Não tenha pressa para ganhar dinheiro. Investir em derivativos e adotar outras estratégias de alto risco com o intuito de ganhar tempo podem comprometer sua capacidade de julgamento.”Zeca Magalhães.

“Analise a fundo a empresa em que vai investir. É preciso entender seus pontos fortes e fracos e sua estratégia de crescimento.”Guilherme Affonso Ferreira.

“Aproveite as oportunidades que surgem nas crises: é possível comprar imóveis com preços bons e ganhar com a valorização futura. Em momento de incertezas econômicas e políticas, imóveis costumam ser um porto seguro – mas o horizonte de investimento deve ser de longo prazo.”Joseph Meyer Nigri.

“É melhor evitar empresas de setores que estejam passando por mudanças, estruturais ou regulatórias, porque é difícil estimar seus resultados.”Pedro Damasceno.

DICA -> Já ouviu falar nas Cartas da Dynamo? Leio desde a época de faculdade, são imperdíveis! [Leia aqui]


Recomendo fortemente a leitura dessa obra única. Aprenda com quem FAZ!

O livro é um excelente presente de Natal! Compare o melhor preço e adquira sua cópia aqui.

Não deixe de assistir a palestra de lançamento do livro Fora da Curva, realizada no Ínsper. Durante o evento, Pierre Moreau, Florian Bartunek, Giuliana Napolitano, Guilherme Affonso Ferreira e Luiz Fernando Figueiredo conversaram sobre investimentos e perspectivas econômicas. [Assista aqui]

Gostou do conteúdo? Cadastre-se aqui para ser avisado quando publicarmos um novo artigo. 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)