Exame.com
Continua após a publicidade

Tailandês é condenado a 20 anos de prisão por & monarquia

O tailandês Ampon Tangnoppaku, de 61 anos, foi condenado a 20 anos de prisão por enviar mensagens de texto consideradas inapropriadas e insultuosas para com a monarquia da Tailândia. Tangnoppaku teria enviado quatro “SMS” ao secretário-geral do então primeiro ministro, Abhisit Vejjajiva, em maio de 2010. A família real tailandesa não tem poder político, no entanto, é protegida por uma das leis mais severas do mundo. O rei Bhumibol Adulyadej, […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 30 de novembro de 2011 às, 17h30.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h42.

O tailandês Ampon Tangnoppaku, de 61 anos, foi condenado a 20 anos de prisão por enviar mensagens de texto consideradas inapropriadas e insultuosas para com a monarquia da Tailândia.

Tangnoppaku teria enviado quatro “SMS” ao secretário-geral do então primeiro ministro, Abhisit Vejjajiva, em maio de 2010. A família real tailandesa não tem poder político, no entanto, é protegida por uma das leis mais severas do mundo. O rei Bhumibol Adulyadej, de 83 anos, se beneficia de um estatuto quase de semideus.

Desde o golpe de Estado militar contra o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, em 2006, as condenações relacionadas à crimes que “lesam a majestade” têm se multiplicado.

De acordo com o portal português “Público”, a organização “Human Rights Watch” registrou um aumento dos casos de condenações relacionadas a esse tipo de crime. De 164, em 2009, foram para mais de 400 em 2010.

Fonte: “Público”