Exame.com
Continua após a publicidade

Falta de concorrência prejudica consumidores, diz pesquisa

Os consumidores de países em desenvolvimento, sempre eles, são os mais prejudicados pela falta de concorrência advinda de acordos anticoncorrenciais. O estudo sobre o impacto dos cartéis na saúde econômica foi apresentado ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) pela doutoranda da Toulouse School of Economics, Aleksandra Khimic. A falta de concorrência reduz a competitividade a longo prazo e impacta negativamente a economia dos países. A concorrência é um direito […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às, 13h50.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 12h38.

Os consumidores de países em desenvolvimento, sempre eles, são os mais prejudicados pela falta de concorrência advinda de acordos anticoncorrenciais. O estudo sobre o impacto dos cartéis na saúde econômica foi apresentado ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) pela doutoranda da Toulouse School of Economics, Aleksandra Khimic. A falta de concorrência reduz a competitividade a longo prazo e impacta negativamente a economia dos países.

A concorrência é um direito

“O objetivo do direito da concorrência e da política é eliminar tais práticas anticompetitivas, inclusive cartéis mais poderosos, melhorando o bem-estar dos consumidores e contribuindo para a competitividade do País”, afirmou a pesquisadora.

O projeto de pesquisa também inclui dados econômicos e permite uma avaliação quantitativa do potencial de aplicação da lei da concorrência para contribuir para o desenvolvimento econômico.

Fonte: IPEA