Exame.com
Continua após a publicidade

& noticia terceiro atentado do ano a jornalistas no Brasil

O assassinato do jornalista brasileiro Valério Nascimento, proprietário do jornal “Panorama Geral”, foi noticiado no “The Guardian”, no blog de Roy Greenslade. Nascimento foi morto com um tiro nas costas por homens não identificados na terça-feira, 03 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O jornal “Panorama Geral”, que teve apenas quatro números publicados, era crítico das autoridades locais na cidade de Bananal, no estado de São Paulo. Uma […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 6 de maio de 2011 às, 21h51.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 10h12.

O assassinato do jornalista brasileiro Valério Nascimento, proprietário do jornal “Panorama Geral”, foi noticiado no “The Guardian”, no blog de Roy Greenslade. Nascimento foi morto com um tiro nas costas por homens não identificados na terça-feira, 03 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O jornal “Panorama Geral”, que teve apenas quatro números publicados, era crítico das autoridades locais na cidade de Bananal, no estado de São Paulo. Uma das matérias veiculadas alegava que a cidade não investia em centros de tratamento de saúde e de esgoto.

Segundo Roy Greenslade, observador da liberdade de expressão na América Latina, Nascimento foi o terceiro jornalista brasileiro a sofrer atentado este ano.

Em 09 de abril, Luciano Leitão Pedrosa, jornalista de rádio e televisão conhecido por sua cobertura crítica das autoridades locais e grupos criminosos, também foi morto a tiros.
E em março, o blogueiro Ricardo Gama foi baleado perto de sua casa no Rio de Janeiro.

Fonte: The Guardian

No site do Instituto Millenium, leia também: “Blogueiro do “The Guardian” alerta para os riscos da liberdade de expressão na América Latina”