Exame.com
Continua após a publicidade

& leva palestra sobre Escola Austríaca para a Universidade Federal do Maranhão

O advogado, especialista do Instituto Millenium e sócio-diretor da Dealers Negócios Internacionais, Sandro Schmitz, é o palestrante da 16ª edição do “Imil na sala de aula“, que acontece nesta quinta-feira na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A palestra de Sandro, cujo tema é “Escola Austríaca: por uma economia para além de Keynes. Introdução cognitiva ao estudo da Escola de Viena”, será realizada para toda a comunidade acadêmica da universidade. O […] Leia mais

I
Instituto Millenium

Publicado em 22 de maio de 2013 às, 17h15.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às, 09h01.

O advogado, especialista do Instituto Millenium e sócio-diretor da Dealers Negócios Internacionais, Sandro Schmitz, é o palestrante da 16ª edição do “Imil na sala de aula“, que acontece nesta quinta-feira na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A palestra de Sandro, cujo tema é “Escola Austríaca: por uma economia para além de Keynes. Introdução cognitiva ao estudo da Escola de Viena”, será realizada para toda a comunidade acadêmica da universidade.

O especialista disse ao Imil que a crise mundial de 2008 deu destaque à importância das teorias econômicas da Escola Austríaca e  ressaltou que a discussão do tema em ambiente acadêmico é de grande importância: “Atualmente as universidades brasileiras são dominadas por teorias voltadas apenas ao Estado, em maior ou menor grau. Isso constrói um cenário pouco promissor para iniciativas que promovam a inovação, o empreendedorismo e a livre iniciativa”.

Para Sandro, este distanciamento entre as universidades brasileiras  e as teorias da Escola de Viena acontecem em razão de diferenças ideológicas: “Os austríacos advogam contra o intervencionismo, defendem abertamente a livre concorrência e o livre mercado, ou seja, propõem uma agenda totalmente oposta ao que  tradicionalmente é pregado em nosso país.

A palestra do especialista questionará as ações dos governos atuais em combate à crise econômica: “Boa parte das soluções apresentadas são as mesmas utilizadas na crise de 1929 e não tiveram eficácia, como prova Murray Rothbard em sua clássica obra ‘A grande depressão americana’. O modelo assistencialista afundou mundo em uma das mais profundas crises da história. Mais do que nunca a Escola de Viena é atual e tem enorme relevância“, finaliza.

Sandro Schmitz

Analista e consultor internacional. Sócio-diretor da Dealers Negócios Internacionais, coordenador de Direito Internacional, Econômico e Tributário da Junqueira Schacker Advogados. Graduado em Direito, especialista em Gestão de Conflitos e Negociação pela Organização de Estados Americanos (OEA), e Aprofundamento de Estudos também pela OEA. Doutorando em Economia pela Universidad de La Matanza, em Buenos Aires, com concentração de estudos em Direito Econômico. Professor de Direito do Comércio Internacional, Direito Internacional e diretor de Relações Internacionais na Câmara de Comércio Brasil Argentina do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Edições anteriores
Desde seu lançamento em outubro de 2011, o “Imil na sala de aula” promoveu o encontro de especialistas de diferentes campos de estudos com alunos de todas as regiões do Brasil. A aula inaugural foi ministrada pelo professor de economia política da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Pio, e teve como tema “Estado, mercado e direito na era da globalização”.

Há dois anos, tem sido realizadas aulas com Vitor Wilher, Leandro Narloch, Demétrio Magnoli, Marcos Troyjo, Helio Beltrão, Gustavo Franco, Armando Castellar Pinheiro, Mozart Neves Ramos, Dirceu Martins Pio, Eduardo Moreira, Ricardo Diniz, Roberta Fragoso e Flavio Morgenstern.

O sucesso do projeto foi reconhecido pelo programa “Globo Universidade” que divulgou a palestra “A responsabilidade de proteger e direitos humanos nas relações internacionais” do sociólogo Demétrio Magnoli, em 22 de novembro de 2011.

Para acessar o conteúdo das aulas clique aqui. Para solicitar a palestra de um especialista entrar em contato com a coordenadora do evento Marina Abreu através do e-mail marinaabreu.imil@gmail.com.