Eleições e juros vão dominar a pauta do setor imobiliário em 2022

Pesquisa do Amazonita Clube, do grupo Mulheres do Imobiliário, revela expectativas para o setor. Quase metade acredita em crescimento do mercado
Profissionais do mercado imobiliário apostam em novo ano de crescimento em 2022 | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
Profissionais do mercado imobiliário apostam em novo ano de crescimento em 2022 | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
G
Genoma ImobiliárioPublicado em 30/12/2021 às 07:35.

A corrida eleitoral e a escalada dos juros básicos da economia devem dar o tom das discussões do setor imobiliário em 2022, indica a mais recente pesquisa do think tank Amazonita Clube, núcleo estratégico do grupo Mulheres do Imobiliário. Esses dois assuntos foram apontados como os que vão dominar a pauta do mercado no novo ano por, respectivamente, 58,2% e 61,2% dos profissionais consultados pela enquete.

Grafico com as expectativas para o setor imobiliário em 2022

Gráfico com as expectativas dos temas que vão dominar o setor imobiliário em 2022, segundo pesquisa do Amazonita Clube (Arte/Exame)

Entre outros temas de peso, prometem estar nos debates setoriais a velocidade de retomada da economia (segundo 35,8% dos respondentes), que ainda patina, o volume e as condições de concessão de crédito imobiliário (29,9%), os impactos da pandemia da Covid-19 (23,9%), ainda longe do fim, e também a retomada -- ao menos parcial -- das atividades presenciais (também para 23,9% dos entrevistados).

Mesmo em meio a tantas incertezas, quase metade dos entrevistados pela pesquisa do Amazonita Clube diz que o mercado imobiliário vai crescer no Brasil no novo ano, seja moderadamente (40,3%) ou intensamente (7,5%). Um grupo bem menos expressivo, de 23,9%, acredita em contração.

Gráfico com as expectativas para o crescimento do mercado imobiliário em 2022

Gráfico com as expectativas para o crescimento do mercado imobiliário em 2022, segundo pesquisa do Amazonita Clube (Arte/Exame)

Os segmentos imobiliários que devem oferecer as maiores oportunidades, ainda de acordo com o estudo, são o residencial -- tanto do ponto de vista de venda (49,3%) quanto de locação e renda (56,7%) --, o de galpões e condomínios industriais e logísticos (50,7%) e o de fundos de investimento imobiliário (43,3%).

Gráfico com os setores do mercado imobiliário que devem se destacar em 2022

Gráfico com os setores do mercado imobiliário que devem se destacar em 2022, segundo pesquisa do Amazonita Clube (Arte/Exame)

As principais tendências do setor em 2022, na percepção dos entrevistados, serão: a consolidação dos formatos de produtos imobiliários impulsionados pela pandemia (65,7%), o aumento da demanda por espaços de trabalho flexíveis e mais próximos dos colaboradores (44,8%) e a continuidade no avanço da digitalização do setor (43,3%).

Gráfico com as tendências esperadas para o mercado imobiliário em 2022

Gráfico com as tendências esperadas para o mercado imobiliário em 2022, segundo pesquisa do Amazonita Clube (Arte/Exame)

Para a enquete, o Amazonita Clube ouviu 67 profissionais atuantes no setor imobiliário brasileiro, sendo 77,6% mulheres, entre os dias 2 e 9 de dezembro. Mais de 43% deles atuam na gestão de empresas desse mercado.

Amazonita Clube

O Amazonita Clube é um centro de reflexão e proposição de soluções para os temas mais importantes do setor imobiliário. Sua atuação está pautada em dois pilares centrais: expertise e diversidade.

A missão do clube é estimular a evolução do mercado imobiliário e, simultaneamente, crescentes presença e visibilidade femininas na sua liderança, a partir de uma agenda de trabalho consistente, de médio e longo prazos.

O Amazonita é um núcleo estratégico do grupo Mulheres do Imobiliário, que agrega cerca de 700 profissionais ativas no mercado, de todas as partes do país. O clube foi criado por Elisa Tawil, idealizadora do Mulheres do Imobiliário, empreendedora e mentora, e Giovanna Carnio, jornalista, economista e especialista em conteúdo imobiliário.

Entre as integrantes do Amazonita Clube estão Rafaella Carvalho (Cyrela), Fernanda Rosalem (Patria Investimentos), Bianca Setin (Setin), Haaillih Bittar (Tishman Speyer), Tania Costa (Regus), Roberta Bigucci (MBigucci Construtora), Mariliza Pereira (RioOito Incorporações e Empreendimentos) e Cecilia Maia Noal (Gamaro).

*Elisa Tawil é LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker. Mentora, consultora estratégica de negócios, podcaster pelo Vieses Femininos. Idealizadora e fundadora do movimento Mulheres do Imobiliário. Colunista na revista HSM, no Imobi Report e na EXAME Invest. Head de Growth e Onboarding Specialist na eXp Realty Brasil.