E o Oscar vai para... Ricardo Bellino, na categoria mentor

A história de vida de Ricardo Bellino é digna de um filme e não por acaso foi retratada recentemente em um documentário, entitulado “Acelerador de Pessoas”
 (Reprodução/Reprodução)
(Reprodução/Reprodução)
P
Pontapé Empreendedor

Publicado em 24 de janeiro de 2023, 19h27.

A história de vida de Ricardo Bellino é digna de um filme e não por acaso foi retratada recentemente em um documentário, entitulado “Acelerador de Pessoas”.

Quem conhece o empresário carioca Ricardo Bellino certamente já o considerou louco. O que dizer de alguém que, aos 21 anos, pensou em trazer a mega agência de modelos americana Elite Models para o Brasil, sem falar inglês nem ter um tostão no bolso?

Bellino apostou nessa ideia mirabolante, abandonou a faculdade de economia, mudou-se para São Paulo e teve muito sucesso, a ponto de se tornar amigo pessoal e uma espécie de filho adotivo de John Casablancas – dono da Elite. Bellino trouxe também para o país a campanha das camisetas do câncer de mama, colocando o famoso símbolo do alvo no peito de milhões de brasileiras.

Aos 38 anos, o empresário encarou o seu maior desafio, vender uma ideia ao bilionário americano Donald Trump em uma reunião que deveria durar apenas 3 minutos.

Nos últimos 15 anos o foco das suas atenções tem sido o desenvolvimento da Escola da Vida, uma verdadeira escola de negócios da vida real.

Ao saber que Bellino iria receber o prêmio “Personalidade Empreendedora de 2022”, no mesmo palco da cerimônia do Oscar, no Dolby Theater, em Los Angeles, o empreendedor Marcus Calixto apostou todas as suas fichas e enviou uma mensagem a Bellino e lhe fez uma proposta inusitada.

Fazer uma mentoria exclusiva durante o voo de São Paulo a Los Angeles, uma viagem de aproximadamente 15 horas. Ajustados os termos da mentoria, cujo investimento total, incluindo a passagem de primeira classe e hotel dos astros de Hollywood, onde Bellino estará hospedado para a cerimônia, superou os R$150.000,00, o negócio foi fechado em menos de 1 hora.

Nos Últimos 7 anos Marcus Calixto teve alguns números expressivos como Executivo: Geriu um projeto que saiu do papel, para R$20.000.000 de faturamento em 5 anos; Participou do Google Chanel Sales, seleto grupo dos 10 Melhores Parceiros do Google no Brasil.

O projeto que será apresentado a Bellino e debatido durante essa mentoria a 30.000 pés de altitude e mais de 800 km por hora, chama-se “Beelieve. Trata-se de uma Aceleradora de resultados digitais com foco nas PME.

Como grande reforço no time que Marcus está montando, está Thomas Berkes. Berkes desenvolveu sua carreira nos mercados financeiros com atuação no Brasil, EUA e Europa, e experiência em áreas Comerciais, Trade Finance, Finanças Estruturadas e Mercado de Capitais. Trabalhou no Grupo Santander por quase duas décadas, onde ocupou vários cargos de gestão no Banco de Atacado em 4 países diferentes.

Atualmente, é co-fundador da STEP 4 Business, market place financeiro fundado na Europa e focado em PMEs. Também é sócio/administrador da CPWM Capital, boutique financeira atuante na América Latina e Europa. São ao todo mais de 20 anos de experiência no setor financeiro.

Berkes ainda atua como investidor-anjo de start-ups, sendo membro ativo da GV Angels (FGV/SP) e a Poli-Angels (POLI/USP)

Nas palavras de Berkes: “Acreditei no projeto do Marcus pois foi identificado claramente dor de mercado e solução para resolvê-la, e mais importante, o empreendedor tem brilho nos olhos, experiência no setor e trajetória.”

Todo o processo dessa mentoria, digna de um roteiro de filme de Hollywood (com registros durante todo o voo), será documentado e transformado em pitolo de um reality show a ser co-produzido por Bellino e Carol Paiffer, cujo título provisório será: “O MENTOR”, onde Bellino aproveitará suas viagens ao redor do Mundo, para acelerar negócios, compartilhando toda a sua experiência como “deal maker”, ou fechadar de negócios, há mais de três décadas para promover um verdadeiro upgrade de mentalidade, que como ele gosta de dizer, vai elevar o mindset de seus mentorados, ao mind8.