Pesquisa EXAME/IDEIA é destaque em premiação de marketing político

Projeto ganhou a categoria ouro de Melhor Uso de Pesquisa de Opinião. Pesquisa EXAME/IDEIA já entrevistou mais de 40 mil pessoas
Debate no Digitalks: pesquisas eleitorais inéditas foram realizadas em território americano pelo projeto  EXAME/IDEIA (Divulgação/Divulgação)
Debate no Digitalks: pesquisas eleitorais inéditas foram realizadas em território americano pelo projeto  EXAME/IDEIA (Divulgação/Divulgação)
Por Blog da ExamePublicado em 31/08/2021 18:01 | Última atualização em 31/08/2021 18:03Tempo de Leitura: 3 min de leitura

O projeto EXAME/IDEIA de pesquisas de opinião pública é destaque do 2º Prêmio CAMP da Democracia, considerada a maior premiação do marketing político brasileiro.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Em parceira com o Instituto IDEIA, o projeto de EXAME ganhou a categoria ouro de Melhor Uso de Pesquisa de Opinião. A entrega do prêmio ocorreu durante o Digitalks, que ocorre de forma remota entre 30 de agosto a 2 de setembro.

O Prêmio CAMP da Democracia é um reconhecimento aos profissionais que atuam em campanhas eleitorais, comunicação e consultoria política, associativa, partidária e governamental, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político.

Iniciado em agosto de 2020, o projeto EXAME/IDEIA já realizou uma série de pesquisas no Brasil e no exterior, embasadas em análises e metodologias quantitativas e qualitativas, que permitiram ouvir mais de 40 mil entrevistados para entender de fato a opinião das pessoas sobre a gestão pública dos governantes.

A pesquisa aborda recorrentemente a avaliação e a aprovação do governo federal, mas também faz sondagens de cenários eleitorais para 2022 e levantamentos sobre temas que impactam a vida dos brasileiros, como inflação e vacinação na pandemia.

Para Maurício Moura, CEO e fundador do IDEIA, o prêmio é uma conquista de todos os envolvidos no projeto, fruto de muito trabalho analítico durante um período desafiador na vida dos brasileiros. "Nosso desafio nas pesquisas e análises de opinião pública foi de ter relevância para o mercado financeiro brasileiro. Nosso objetivo foi oferecer dados exclusivos para os jornalistas, colunistas e analistas da EXAME", destaca Moura.

Cobertura inédita nos EUA

Para acompanhar de maneira exclusiva a corrida eleitoral nos Estados Unidos, pesquisas eleitorais inéditas foram realizadas em território americano pelo projeto  EXAME/IDEIA.

O instituto IDEIA foi o primeiro a realizar um retrato exclusivo para a EXAME de todas as perspectivas das eleições americanas. Principalmente as percepções nos Estados decisivos no país. O projeto EXAME/IDEIA realizou pesquisas telefônicas estaduais na Flórida, Michigan, Wisconsin, Geórgia, Arizona, Carolina do Norte, Pensilvânia e Ohio.

"Neste projeto especial, realizamos análises também exclusivas, para o podcast EXAME Política: Temporada Eleições Americanas, que foi ao ar todas as sextas-feiras meses antes da eleição americana", destaca Cila Schulman, vice- presidente do IDEIA.

Sob um formato de 20 minutos, participaram do debate Maurício Moura, fundador do  instituto de pesquisa IDEIA e professor da George Washington University na área de políticas públicas, o jornalista Sérgio Teixeira Junior, baseado em Nova York, e a editora de macroeconomia da EXAME, Fabiane Stefano.

"Trabalhamos diversos temas abordados durante a eleição como o voto pelo correio, a percepção dos americanos sobre o enfrentamento de Trump durante a pandemia e a opinião pública nos estados decisivos", completa Moura.