Na Exame, este ritual se tornou o mais popular entre os funcionários

A iniciativa nasceu de um desafio em comum com outras empresas durante a pandemia: conectar as equipes e promover aquele “social”
 (Leandro Fonseca/Exame)
(Leandro Fonseca/Exame)
B
Blog da ExamePublicado em 01/12/2021 às 13:53.

Todo mundo tem sua história para contar. E na Exame todo mundo pode ter a chance de ser entrevistado por jornalistas e revelar essas histórias. Esse é o Exame Insider, uma roda de conversa especial feita de Examers para Examers.

A iniciativa nasceu de um desafio em comum com outras empresas durante a pandemia: conectar as equipes e promover aquele “social” que foi perdido durante o home office. Segundo pesquisa da Nespresso Professional, 89% dos entrevistados acreditam que o trabalho remoto impactou as relações interpessoais.

Esse é um ponto de atenção para a gestão de pessoas: a integração entre times e o cultivo de bons relacionamentos. No relatório, 13% dos gestores apontaram que um ponto negativo do home office é ter esfriado as relações de trabalho.

As reuniões online acabam sendo mais diretas e sobra menos espaço para troca de amenidades na apertada agenda.

Com o Exame Insider, a ideia foi promover esse espaço na rotina para se conectar a novas pessoas e ideias.

O momento tem esse toque especial: a junção de muita gente curiosa e cheia de vontade de debater temas relevantes. Em pouco tempo, o ritual rapidamente ganhou popularidade entre os funcionários. Na primeira edição, em junho, 55% da empresa parou para ouvir os colegas.

Mesmo de forma virtual, o chat não para ao longo do bate-papo. E depois não faltam feedbacks e novas sugestões de temas ou Examers para participarem em seguida.

Além de dar destaque para as diferentes personalidades da empresa, os quatro encontros que foram realizados de junho a setembro instigaram conversas sobre desafios profissionais, tomada de riscos e aprendizados, sucesso profissional e depressão e ansiedade.

O último debate, realizado durante do mês de setembro, que teve diversas ações sobre saúde mental e bem-estar, fez com que vários Examers tomassem a iniciativa para conversar com o time de People e buscassem ajuda para cuidar da saúde mental.

"O Insider nasceu com o objetivo de integrar nossos Examers durante a pandemia. O ritual não só impulsiona a comunicação entre as pessoas sobre diversos assuntos, mas também traz para perto o que a pandemia distanciou e que, para uma empresa como a Exame, é fundamental. Nele, todos tem a oportunidade de conhecer um pouquinho da história das pessoas entrevistadas e criar conexões mais profundas com nossos funcionários", afirma Beatriz Bergstein, do time de People & Culture.

O próximo encontro vai tratar sobre um tema pedido pelos funcionários: filhos e home office. De acordo com a pesquisa da Nespresso, a maior preocupação dos profissionais sobre o trabalho em casa foi o desafio de conciliar o aprendizado dos filhos e as responsabilidades com a empresa.

Assim, os Examers poderão conhecer mais sobre a rotina e desafios de pais e mães da equipe durante o trabalho remoto.