Sonda árabe da Nasa chega até Marte e tira foto cativante; veja
Além da Hope Probe, sondas chinesa e norte-americana chegam ao planeta vermelho ainda este mês
Laura Pancini
Publicado em 15 de fevereiro de 2021 às 09h52.
A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos , em parceria com a Nasa , divulgou no domingo (14) a primeira foto de Marte tirada pela sua espaçonave, UAE Hope Probe.
Na última terça-feira (9), o Emirados Árabes Unidos se tornou o primeiro país arabe a chegar ao planeta vermelho. A primeira imagem capturada pela sonda foi feita 25 mil quilômetros acima da superfície de Marte e, de acordo com informações da CNBC , especialistas espaciais acreditam que a chance da espaçonave entrar na órbita é de 50%.
"A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope Probe é um momento decisivo em nossa história e marca a adesão dos Emirados Árabes Unidos a nações avançadas envolvidas na exploração espacial", disse o xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan em sua conta no Twitter.
A agência do país arabe planeja orbitar Marte por dois anos, o que equivale a um ano marciano completo, estudando sua atmosfera.
Veja a foto:
A viagem durou cerca de sete meses e a Hope Probe é a primeira de três espaçonaves da Nasa a chegar ao planeta este mês. A nave chinesa Tianwen-1 chegou na órbita de Marte um dia após o pouso da sonda árabe, no dia 5 de fevereiro.
O plano da Nasa é deixar a Hope na órbita do planeta, enquanto a sonda chinesa irá orbitar e pousar nela. Já o norte-americano Perseverance está programado para pousar em Marte na próxima quinta-feira (18).
Em uma missão de cerca de sete minutos, o rover dos Estados Unidos irá quebrar a atmosfera marciana e chegar ao solo. Ele terá um helicóptero movido a energia solar em sua "barriga", chamado Ingenuity, e a Nasa pretende lançar um ou mais voos dele num período de 30 dias.
Em um vídeo, um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA descreveu o período de entrada, descida e pouso no planeta como "sete minutos de terror". "Se há uma coisa que sabemos, é que pousar em Marte nunca é fácil", disse Marc Etkind, administrador associado da NASA em comunicado à imprensa.