Sonda árabe da Nasa chega até Marte e tira foto cativante; veja

Além da Hope Probe, sondas chinesa e norte-americana chegam ao planeta vermelho ainda este mês

A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos, em parceria com a Nasa, divulgou no domingo (14) a primeira foto de Marte tirada pela sua espaçonave, UAE Hope Probe.

Na última terça-feira (9), o Emirados Árabes Unidos se tornou o primeiro país arabe a chegar ao planeta vermelho. A primeira imagem capturada pela sonda foi feita 25 mil quilômetros acima da superfície de Marte e, de acordo com informações da CNBC, especialistas espaciais acreditam que a chance da espaçonave entrar na órbita é de 50%.

"A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope Probe é um momento decisivo em nossa história e marca a adesão dos Emirados Árabes Unidos a nações avançadas envolvidas na exploração espacial", disse o xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan em sua conta no Twitter.

A agência do país arabe planeja orbitar Marte por dois anos, o que equivale a um ano marciano completo, estudando sua atmosfera.

Veja a foto:

Foto de Marte tirada pela Hope Probe Foto tirada pela espaçonave árabe, Hope Probe

Foto tirada pela espaçonave árabe, Hope Probe (Nasa/Divulgação)

A viagem durou cerca de sete meses e a Hope Probe é a primeira de três espaçonaves da Nasa a chegar ao planeta este mês. A nave chinesa Tianwen-1 chegou na órbita de Marte um dia após o pouso da sonda árabe, no dia 5 de fevereiro.

O plano da Nasa é deixar a Hope na órbita do planeta, enquanto a sonda chinesa irá orbitar e pousar nela. Já o norte-americano Perseverance está programado para pousar em Marte na próxima quinta-feira (18).

Em uma missão de cerca de sete minutos, o rover dos Estados Unidos irá quebrar a atmosfera marciana e chegar ao solo. Ele terá um helicóptero movido a energia solar em sua "barriga", chamado Ingenuity, e a Nasa pretende lançar um ou mais voos dele num período de 30 dias.

Em um vídeo, um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA descreveu o período de entrada, descida e pouso no planeta como "sete minutos de terror". "Se há uma coisa que sabemos, é que pousar em Marte nunca é fácil", disse Marc Etkind, administrador associado da NASA em comunicado à imprensa.

Veja o vídeo:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.