Exame Logo

Empresa brasileira transforma exame genético em mapa de epidemia

A Neoprospecta, que criou um sistema de monitoramento de vigilância sanitária ativo, participou do programa de aceleração Braskem Labs Scale

Plataforma usa a informação do DNA de pessoas infectadas com microrganismos para mapear epidemias antes que elas se espalhem (Reptile8488/Getty Images)
a

anglicavilela

Publicado em 23 de março de 2018 às 15h10.

Última atualização em 5 de abril de 2018 às 16h26.

Um “radar” genético da população que mapeia doenças que podem virar epidemia antes que elas se espalhem. Assim é a plataforma de análise laboratorial Epiome, da empresa Neoprospecta. Ela usa sequenciamento de DNA em larga escala da população em uma ampla área geográfica e em um grande número de amostras a um custo baixo. Os resultados das análises são integrados a um software que permite rastrear, identificar e analisar padrões de epidemias relacionados a doenças emergentes ou endêmicas.

A empresa participou da terceira edição do Braskem Labs Scale, programa de aceleração de empreendedores realizado pela Braskem que tem como objetivo impulsionar ideias que melhorem concretamente a vida das pessoas, identificando e desenvolvendo empresas de alto impacto socioambiental. Em alguns casos, a relação pode evoluir para uma parceria de fornecedor ou até de cliente.

O programa tem duração de quatro meses e oferece capacitação personalizada, treinamentos e mentorias individuais com executivos da própria empresa. Veja no vídeo abaixo o depoimento de um executivo da Braskem sobre sua experiência como mentor.

E você, tem um negócio que melhora a vida das pessoas? Conheça o Braskem Labs Scale em www.braskemlabs.com.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame