Ciência

Chuva de meteoros Leonídeos ilumina o céu hoje; veja como assistir

Fenômeno será visto, principalmente, por quem estiver longe de grandes centros urbanos e disposto a sair da cama de madrugada

Chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 e 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17 (Carlos Fernandez/Getty Images)

Chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 e 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17 (Carlos Fernandez/Getty Images)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 16h40.

Última atualização em 17 de novembro de 2020 às 17h06.

A chuva de meteoros Leonídeos iluminará o céu nesta terça-feira. O fenômeno será visto, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos e estiver disposto a sair da cama de madrugada

A chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 e 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17. Durante este período, haverá uma chance de ver os meteoros sempre que o ponto radiante da chuva — na constelação de Leão — estiver acima do horizonte.

Vista de Brasília, a chuva não será visível antes das 00h56 de cada noite (no horário de Brasília), quando seu ponto radiante se elevará acima do horizonte leste. Em seguida, permanecerá ativa até o amanhecer, por volta das 5h7. O ponto radiante é mais alto no céu após o amanhecer — por volta das 6h. O pico deverá ocorrer por volta das 9h do dia 17 de novembro.

Como assistir?

Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaChuva de meteorosEspaço

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua