Chuva de meteoros Leonídeos ilumina o céu hoje; veja como assistir

Fenômeno será visto, principalmente, por quem estiver longe de grandes centros urbanos e disposto a sair da cama de madrugada
Chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 e 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17 (Carlos Fernandez/Getty Images)
Chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 e 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17 (Carlos Fernandez/Getty Images)
M
Mariana Martucci

Publicado em 17/11/2020 às 16:40.

Última atualização em 17/11/2020 às 17:06.

A chuva de meteoros Leonídeos iluminará o céu nesta terça-feira. O fenômeno será visto, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos e estiver disposto a sair da cama de madrugada

A chuva de meteoros Leonídeos estará presente no céu entre os dias 6 e 30 de novembro, com pico esperado para o dia 17. Durante este período, haverá uma chance de ver os meteoros sempre que o ponto radiante da chuva — na constelação de Leão — estiver acima do horizonte.

Vista de Brasília, a chuva não será visível antes das 00h56 de cada noite (no horário de Brasília), quando seu ponto radiante se elevará acima do horizonte leste. Em seguida, permanecerá ativa até o amanhecer, por volta das 5h7. O ponto radiante é mais alto no céu após o amanhecer — por volta das 6h. O pico deverá ocorrer por volta das 9h do dia 17 de novembro.

Como assistir?

Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.