Castelo de 3.000 anos é encontrado no fundo de lago na Turquia
Teoria é que nível da água foi subindo até engolir parte de uma cidade de 3.000 anos
Victor Caputo
Publicado em 23 de novembro de 2017 às 05h55.
Última atualização em 23 de novembro de 2017 às 05h55.
São Paulo – Um castelo datando de até 3 mil anos foi encontrado submerso em um lago na Turquia .
As informações preliminares mostram que o castelo fez parte do Reino de Urartu, que cresceu às margens do lago Van—no qual o castelo foi encontrado submerso. Isso é indicado pelas pedras usadas na construção, bastante características dessa civilização.
Estudos mais aprofundados serão realizados para saber em qual estado o castelo se encontra. Medições iniciais mostram que a parte visível do muro sob a água tem entre 3 e 4 metros—ainda não se sabe quanto dos muros está escondido sob a terra do fundo do lago. Os arqueólogos que fizeram a descoberta são da universidade Van Yüzüncü Yıl, da Turquia.
O grupo foi motivado por um antigo folclore local que dizia que ruínas antigas estavam escondidas sob o lago. “Arqueólogos e oficiais de museus nos disseram que não encontraríamos nada”, disse ao Daily Sabah o líder da busca, Tahsin Ceylan.
A hipótese com a qual os pesquisadores trabalham é com o aumento do nível da água. Eles acreditam que o nível do lago foi subindo com o decorrer do tempo, submergindo parte da cidade. Ao redor do lago, algumas ruínas permanecem em terra firme.
O vídeo abaixo, produzido pela National Geographics, mostra as ruínas.