Campanha mundial quer salvar urso polar mais triste do mundo
Um vídeo divulgado nesta semana pela ONG HSI mostra Pizza andando em uma espécie de aquário de 40 metros quadrados e balançando a cabeça
AFP
Publicado em 28 de outubro de 2016 às 12h57.
Cerca de 1 milhão de pessoas assinaram várias petições para salvar o "urso polar mais triste do mundo", um animal que vive em um pequeno espaço em um shopping na China e cujas imagens provocaram polêmica.
O urso, chamado Pizza, é um dos 500 animais que vivem em um shopping center na cidade de Guangzhou, no sul da China, e que as organizações de defesa dos animais estão clamando por liberdade.
Nesta semana, cinquenta organizações chinesas enviaram uma carta ao governador da província de Guangdong e ao shopping para que fechem o zoológico, que consideram ilegal.
No recinto também vivem uma raposa polar, um lobo e uma morsa, todos "em jaulas pequenas, sem janelas e sem ambiente ecológico", diz a carta enviada ao governador Zhu Xiaodan e consultada pela AFP.
"Estas condições estão muito distantes de seu habitat natural e podem causar danos físicos e mentais irreversíveis", acrescenta o texto.
O responsável do zoológico do shopping, chamado Fan, afirmou que "cumpre a lei".
Um vídeo divulgado nesta semana pela ONG Humane Society International (HSI) mostra Pizza andando em uma espécie de aquário de 40 metros quadrados e balançando a cabeça enquanto os visitantes tiravam fotos do outro lado do vidro.
De acordo com HSI, seu comportamento indica que se sente "frustrado", porque seu ambiente é "totalmente inadequado", uma situação que está levando a um "declínio mental" progressivo.
O Parque Natural britânico Yorkshire Wildlife se ofereceu para acolher Pizza, em troca da promessa do shopping de não substituí-lo por um outro urso polar. Mas as autoridades chinesas disseram que não precisavam de qualquer intervenção estrangeira.
Veja um dos vídeos do urso: