Casual

Museu Belas Artes exibe projeto de Design Inclusivo

Projetado por alunos da Belas Artes e executado por presos cumprindo pena na Penitenciária de Hortolândia, mobiliário ecológico fica em exposição até 13/11


	Maquete de um dos protótipos: objetivo é dar sentido a materiais nobres e promover a interação, aprendizagem profissional e integração social
 (Divulgação/Facebook)

Maquete de um dos protótipos: objetivo é dar sentido a materiais nobres e promover a interação, aprendizagem profissional e integração social (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 16h12.

São Paulo - O sistema prisional brasileiro está no limite. Com capacidade para abrigar 299 mil presos, hoje existem mais de 470 mil pessoas nas cadeias. Destas, 45% não completaram o ensino fundamental, apontam dados do Departamento Penitenciário Nacional. Por isso, um dos maiores problemas enfrentados pelos governos é a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho, para que não voltem a praticar delitos. Há diversas iniciativas governamentais, de ONGs e de entidades no sentido de incluir os presos egressos.

Uma delas é o projeto que resultou na exposição movBA – Movimento para um Design Inclusivo*, inaugurada nesta segunda feira, 05/11, no Museu Belas Artes de São Paulo. A mostra exibe peças criadas por alunos de Arquitetura e Urbanismo e executadas por reeducandos nas oficinas do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia. O trabalho é fruto da parceria firmada entre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e a FUNAP - Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, vinculada à SAP – Secretaria da Administração Penitenciária.

O objetivo da iniciativa é dar sentido a materiais nobres e promover a interação, aprendizagem profissional e integração social. Além disso, criar protótipos de acordo com as demandas sociais por design de móveis, observando os custos, as dimensões e o aproveitamento de descartes, além de privilegiar a inclusão no processo construtivo. Preocupados também com o uso dos materiais, os alunos desenharam móveis ecológicos produzidos a partir de pallets, madeira reaproveitável e outros materiais recicláveis, obtidos a partir do descarte de resíduos da indústria de móveis.

Após a exposição, que termina em 13/11, o mobiliário será destinado a habitações de interesse social, atendendo populações carentes.

EXPOSIÇÃO “movBA”
Data: de 5 a 13/11, das 10h às 20h
Local: Museu Belas Artes de São Paulo Sede Núcleo de Design – Unidade 3
Endereço: Rua José Antonio Coelho, 879, Vila Mariana – São Paulo/SP
Exposição gratuita.

Acompanhe tudo sobre:CriatividadeDesignProdutos verdes

Mais de Casual

Coco Leve: conheça o gelo saborizado que 'nunca derrete' feito para drinques com gim

Expertise em reserva de energia: Panerai apresenta novo modelo da Luminor Coleção Complicazioni

Filme argentino 'Simón de la montaña' vence prêmio da Semana da Crítica em Cannes

Hora do almoço: 8 menus executivos por até R$ 80 no bairro de Pinheiros, em SP

Mais na Exame