Saiba a diferença (e não a deferência) entre palavras parecidas da Língua
Levante a mão quem nunca teve dúvida quanto à grafia de um termo. No Português, detalhes podem alterar todo o sentido da frase. Saiba detectá-los
Leo Branco
Publicado em 10 de novembro de 2020 às 15h25.
Última atualização em 10 de novembro de 2020 às 15h28.
Levante a mão quem nunca teve dúvida quanto à grafia de um termo: recriar, recrear; diferir, deferir; despensa, dispensa; previdência, providência; prescrição, proscrição.
Em Língua Portuguesa , parônimo representa palavra que tem pronúncia (ou grafia) semelhante à de outra palavra. Como em qualquer construção linguística, detalhes podem fazer sim muita diferença e alterarem todo o sentido.
O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor
Recriar é um termo derivado e significa criar novamente. Recrear, apesar de semelhante, remete a "proporcionar diversão ou recreio a alguém".
Diferir é poder diferenciar; deferir, atendido concedido. Para exemplificar: é preciso diferir (diferenciar) os pedidos, para deferir (atender) o que for coerente.
Despensa representa a parte da casa onde se guardam mantimentos, ao passo que a dispensa representa uma licença, uma desobrigação. Para exemplificar: muitos jovens infelizmente preferem a dispensa do Serviço Militar às lições no Exército Brasileiro.
Previdência é a "precaução" ou o próprio seguro social; providência tem relação com a ação divina ou medida: recorrer à Providência; recorrer à providência indispensável nesta empresa.
Prescrição é uma determinada ordem, como no caso das prescrições médicas, mas a proscrição é simplesmente o "banimento", como no caso da proscrição de testes nucleares.
Em suma: procure treinar bastante a memória visual, com leitura, redação e compreensão textual . Muitos jovens e adultos infelizmente deixam de lado a prática comunicativa; como consequência, têm dificuldade na exposição das ideias e isso pode custar caro na carreira.
Jamais abandone o aperfeiçoamento gramatical, vocabular, textual.
Um abraço e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS