(Freepik/Freepik)
Content Writer
Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 11h56.
Avanços tecnológicos, maior acesso à informação e uma crescente conscientização sobre educação financeira estão promovendo uma mudança significativa no mundo das finanças. Cada vez mais, investir se torna uma prática mais popular e menos complicada. Nesse cenário, um novo profissional desponta em um mercado repleto de oportunidades de crescimento e propostas de trabalho atrativas: o analista de investimentos.
Esse profissional é responsável por realizar análises detalhadas de oportunidades de investimento que podem ajudar investidores a tomar decisões mais assertivas. São eles os responsáveis por avaliar o risco e potencial retorno associados a diferentes classes de ativos financeiros, como ações, títulos, fundos e imóveis.
As oportunidades de trabalho costumam se concentrar nas instituições financeiras, como corretoras, bancos, gestoras ou empresas de consultoria, mas também é possível trabalhar de forma independente, prestando serviços de consultoria a clientes individuais.
Abaixo, elencamos as principais responsabilidades desse profissional. Confira.
Uma das principais funções de um analista de investimentos é realizar análises detalhadas de ativos financeiros, como ações, títulos e fundos imobiliários. O objetivo dessa análise é levantar e fornecer informações e insights que possam apoiar investidores a alocar recursos financeiros de forma assertiva e na tomada de decisões informadas.
Com base em suas análises, os analistas devem fazer recomendações de investimentos para os investidores. Essas dicas podem incluir a sugestão de comprar, vender ou manter determinados ativos; indicar as melhores estratégias para diversificar os investimentos; recomendar as melhores decisões de acordo com perfil de risco e os objetivos financeiros individuais de cada investidor. Para isso, é importante que esse profissional desenvolva suas habilidades de comunicar informações complexas de forma clara e compreensível.
Os analistas de investimentos também precisam monitorar constantemente as tendências e condições do mercado financeiro. Esse processo é importante para identificar tendências, oportunidades e ameaças – e, com isso, antecipar soluções para cenários de crise.
Os analistas de investimentos precisam conduzir pesquisas sobre as empresas. Isso envolve a análise de relatórios financeiros, da estrutura organizacional e de perspectivas futuras. Essa avaliação ajuda a determinar a saúde financeira e o potencial de crescimento de uma empresa.
O salário de um analista de investimentos pode variar bastante de acordo com a localização geográfica, a experiência do profissional, o setor de atuação e a instituição empregadora. Segundo dados do Glassdoor, plataforma de avaliação de empresas por funcionários e ex-funcionários, essa é a faixa salarial de acordo com o nível de experiência:
Para estar mais preparado para ocupar posições como analista de investimentos e se destacar da concorrência, além das certificações obrigatórias (como o CFA), obter especializações de nível superior, como MBAs e pós-graduação; é um primeiro passo importante.
Materiais como o Guia Carreira no Mercado Financeiro, lançado pela EXAME, também podem ajudar. Com ele é possível mergulhar em um dos mercados mais aquecidos da atualidade, conhecer sua história, as possibilidades de atuação, os principais cargos e requisitos, além de aprender como construir um currículo vencedor.
Clique aqui para baixar o material e ganhar um bônus especial por apenas R$ 29,90
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME