Acompanhe:
seloCarreira

*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

O futuro sempre despertou a curiosidade da humanidade. Das civilizações mais antigas até as mais recentes, o desconhecido com frequência intriga a mente humana. E não seria diferente com as suposições sobre o futuro do trabalho. Os empregos serão substituídos por automação e inteligência artificial? Quais habilidades serão mais valiosas no futuro? 

Para sanar algumas dessas dúvidas, perguntamos para o ChatGPT, uma das mais conhecidas ferramentas de inteligência artificial, como seria a imagem do profissional do futuro. E também como o profissional que não buscou capacitação se pareceria. Confira o resultado abaixo.

ÚLTIMOS DIAS! Inscrições para treinamento gratuito que ensina como conquistar uma carreira em IA vão até 20 de fevereiro. Não perca essa chance: acompanhe aqui

Veja como será o profissional do futuro, segundo o ChatGPT

Comando 1: Crie uma imagem de como será o profissional do futuro.

“A imagem representa um profissional do futuro em um ambiente de trabalho avançado e inovador. Este profissional está equipado com tecnologia de ponta, incluindo dispositivos de realidade aumentada e vestimentas inteligentes ajustáveis para otimizar o desempenho e a saúde. Este cenário futurista destaca a integração entre tecnologia avançada, bem-estar e eficiência no local de trabalho”, escreve o ChatGPT. 

Comando 2: Como será a imagem do profissional do futuro que não se atualizou sobre IA?

“A imagem ilustra um profissional do futuro que não se atualizou em relação às tendências e tecnologias de inteligência artificial. Este cenário ressalta a disparidade entre ele e os demais profissionais. A expressão do trabalhador revela preocupação e arrependimento, ilustrando a importância crítica do desenvolvimento contínuo e da adaptabilidade profissional”, escreve o ChatGPT.

Dê o primeiro passo para transformar sua carreira sem gastar nada: inscreva-se aqui para acompanhar treinamento online sobre Inteligência Artificial (é só até 20/02)

O que essas projeções podem ensinar?

É claro que as projeções anteriores são apenas suposições criadas pela IA que não podem ser levadas ao pé da letra. Mas, ainda assim, elas levantam questões bastante pertinentes: como será o profissional do futuro e por que é tão importante buscar capacitação?

Para Miguel Lannes Fernandes, especialista em IA e coordenador do MBA da Faculdade EXAME, dominar as ferramentas de inteligência artificial permite aos profissionais se destacarem frente aos recrutadores e terem acesso às melhores posições no mercado de trabalho. 

“A IA expande a capacidade cognitiva de quem está usando a ferramenta em um nível desigual com relação a quem não usa. Por isso, é uma super oportunidade para aquelas pessoas que forem pioneiras em suas áreas usando a inteligência artificial”, afirma. 

É uma espécie de novo computador. Quando os computadores surgiram, algumas empresas foram resistentes à novidade. E é provável que muitas delas tenham ficado para trás: não dá para imaginar um negócio que tenha sobrevivido nos últimos anos sem abraçar essa inovação tecnologia. Para o professor, o processo será parecido com a IA.

Só nesta semana: treinamento gratuito ensina como conquistar uma carreira em IA; para acompanhar, faça sua inscrição clicando aqui

“Hoje não é nenhum diferencial dizer que você sabe usar um computador. Mas se você disser que sabe usar a inteligência artificial, ainda é uma novidade, mas por pouco tempo”, diz ele. “Isso não significa que a inteligência artificial vai substituir os seres humanos. Não acredito que isso vá acontecer. Mas saber usar a IA vai permitir que profissionais concorrem de igual para igual no mercado, porque todo mundo vai começar a usar a IA.”

Aqui está o caminho para se tornar um especialista em IA

Para apoiar profissionais que não querem ficar para trás, a EXAME apresenta a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro, que estreou na semana passada. 

As aulas ficam disponíveis até 20 de fevereiro e são 100% virtuais e gratuitas. Ao final dos episódios, todos os participantes receberão certificado de conclusão para incluir no currículo. Além disso, não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades com programação: basta possuir graduação completa em qualquer área.

Apresentado por Izabela Anholett, CTO da EXAME, o treinamento vai mostrar como se tornar um profissional com foco em negócios para liderar a implementação de novas tecnologias nas empresas. É a oportunidade de ouro para aprender, de uma vez por todas, o passo a passo para construir uma carreira em IA

“Ao longo de quatro episódios, eu vou mostrar o que você precisa fazer para se tornar o profissional estratégico que vai liderar a implementação de projetos de Inteligência Artificial e desenvolver soluções para negócios de todos os tipos, setores e tamanhos”, diz a CTO.

Não perca tempo! São os últimos dias para garantir sua vaga para série gratuita e virtual da EXAME sobre carreira em inteligência artificial; inscreva-se aqui

Veja motivos para acompanhar a série sobre inteligência artificial da EXAME:

  • 100% online – acompanhe sem sair de casa;
  • Melhore seu currículo – receba certificado de participação ao final da série;
  • Gratuita – capacite-se sem gastar nada;
  • Referência no mercado – série apresentada por Izabela Anholett, CTO da EXAME.

Para ter acesso ao conteúdo gratuitamente, os interessados devem se inscrever clicando aqui ou no botão abaixo. Não fique de fora.

👉 QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE GRATUITA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 👈

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
‘Essa profissão vai acabar’, diz especialista sobre carreira ameaçada pela IA; veja o motivo
seloCarreira

‘Essa profissão vai acabar’, diz especialista sobre carreira ameaçada pela IA; veja o motivo

Há 2 dias

Ação brasileira pode disparar na bolsa com ajuda de Javier Milei; entenda
seloOnde Investir

Ação brasileira pode disparar na bolsa com ajuda de Javier Milei; entenda

Há 3 dias

‘É só substituir o profissional júnior por IA’, diz executivo – mas esses especialistas discordam
seloCarreira

‘É só substituir o profissional júnior por IA’, diz executivo – mas esses especialistas discordam

Há 3 dias

Dos pequenos ganhos às grandes fortunas, dá para saber quanto vale uma empresa? Com esta técnica sim
seloNegócios

Dos pequenos ganhos às grandes fortunas, dá para saber quanto vale uma empresa? Com esta técnica sim

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais