Carreira

Olimpíada Brasileira de Economia: inscrições terminam nesta sexta (10); veja como participar

De 01 a 04 de junho, estudantes brasileiros passarão por experiência imersiva no Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) e na sede do BTG Pactual

Treinamento da delegação brasileira para a Olimpíada Internacional de Economia em 2022 com executivos do banco BTG Pactual: Brasil está em busca do tetracampeonato (Divulgação/Divulgação)

Treinamento da delegação brasileira para a Olimpíada Internacional de Economia em 2022 com executivos do banco BTG Pactual: Brasil está em busca do tetracampeonato (Divulgação/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de março de 2023 às 14h49.

Última atualização em 9 de março de 2023 às 14h53.

No próximo domingo (12) tem início a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), com apoio do BTG Pactual (BPAC11), maior banco de investimentos da América Latina (do mesmo grupo de controle da EXAME), e do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), primeira faculdade de tecnologia orientada a projetos do Brasil.

A competição, que está com inscrições abertas até sexta-feira (10), tem como objetivo promover a educação financeira entre estudantes.

“Somos grandes incentivadores das olimpíadas de conhecimento. Por meio da educação financeira e da competição saudável entre estudantes contribuímos para que os jovens cheguem mais preparados ao mercado de trabalho", afirma Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Como funciona a competição

Ao longo do primeiro semestre, estudantes do ensino médio de todo o País terão a oportunidade de participar da Olimpíada e aprimorar seus conhecimentos em economia, finanças e negócios. As inscrições para a primeira fase da competição, no formato online e gratuitas, podem ser feitas por meio do site.

Nesta etapa, o processo de seleção envolve conhecimentos gerais que serão abordados pela competição.

Os classificados farão a segunda fase, o que inclui prova escrita com questões objetivas e dissertativas, realizada também por videoconferência simulando uma sala de aula. Os temas abordados serão:

  • Microeconomia
  • Macroeconomia
  • Finanças
  • Economia Comportamental
  • História Econômica
  • Atualidades
  • Negócios

O desempenho do Brasil em anos anteriores

No total serão escolhidos 45 alunos para a etapa final da Olimpíada, que acontecerá de forma presencial e está prevista para os dias 01 e 04 de junho, em São Paulo. Aqueles que se destacarem serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (IEO).

Em 2019, o BTG apoiou a delegação brasileira que tirou o primeiro lugar na final mundial da 2ª edição da International Economics Olympiad (IEO), na Rússia. Em 2022, o banco renovou a parceria para todo o evento, com o time de estudantes alcançando o segundo lugar na competição que aconteceu na China. O Brasil é o único país com três vitórias e segue na busca do tetracampeonato em 2023.

“Queremos não só disseminar o conhecimento para estudantes de ensino médio em todas as regiões do país, como também gerar oportunidades para nossos talentos”, afirma Raphael Zimmermann, fundador da Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON).

As inscrições podem ser feitas no site da OBECON.

Acompanhe tudo sobre:BBTG11economia-internacional

Mais de Carreira

Toda empresa tem employer branding?

BRF abre mais de 2 mil vagas de emprego em 14 estados do Brasil, veja os requisitos

As lições de carreira da ex-jogadora Hortência para profissionais de RH

Mais de 5 milhões de jovens não estudam e não trabalham no Brasil, diz Ministério do Trabalho

Mais na Exame