Carreira

Colegas introvertidos podem atrapalhar carreira, diz estudo

Seu chefe mede o seu desempenho com base na avaliação dos seus colegas? Então é bom prestar atenção nos introvertidos, sugere pesquisa


	Introvertidos: pesquisa mostra que os mais quietos tendem a avaliar mal seus colegas extrovertidos
 (Flickr/Creative Commons/Sarah)

Introvertidos: pesquisa mostra que os mais quietos tendem a avaliar mal seus colegas extrovertidos (Flickr/Creative Commons/Sarah)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 13h48.

São Paulo - Se a sua empresa mede o seu desempenho com base na avaliação dos seus colegas de trabalho, é bom prestar atenção nos mais quietinhos do escritório.

Vistos frequentemente como hesitantes ou tímidos, os introvertidos podem ter um impacto maior do que se pensa na carreira das equipes a que pertencem.

Pelo menos é o que sugerem os resultados de um novo estudo publicado no Academy of Management Journal.

Liderados por Amir Erez, da Universidade da Flórida, os responsáveis pela pesquisa descobriram que profissionais introvertidos tendem a avaliar mal o desempenho de seus colegas mais "animados".

Para chegar a essa conclusão, foram conduzidos dois experimentos. O primeiro foi feito com 178 alunos de MBA, que trabalharam juntos durante um semestre. A segunda experiência reuniu 143 estudantes num jogo online em equipe. Ao final de cada processo, os participantes precisaram se avaliar entre si.

Nos dois casos, o resultado foi o mesmo: os introvertidos deram notas mais altas para o desempenho de outros introvertidos. Aos colegas extrovertidos, eles atribuíram avaliações piores e recomendaram menos gratificações, como bônus e aumentos. Já o julgamento dos extrovertidos sobre os demais colegas não pareceu ser influenciado por seu tipo de personalidade.

Diante dessa tendência, os profissionais extrovertidos devem procurar “abaixar o tom” na hora de interagir com os colegas mais quietos. É o que afirma Keith Leavitt, um dos envolvidos na pesquisa, à Oregon State University.

“Descobrimos que os introvertidos são muito sensíveis às características interpessoais dos seus colegas, principalmente se são extrovertidos ou desagradáveis. Eles fazem julgamentos e avaliam o desempenho dos outros com esses traços em mente”, diz ele ao site da universidade. 

Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhocarreira-e-salariosComportamentoDesempenhoDicas de carreiragestao-de-negociosPsicologia

Mais de Carreira

O alvo dela é o pódio das Olimpíadas 2024: a história de Ana Luiza Caetano, do tiro com arco

Olimpíadas 2024: Veja seis lições de atletas olímpicos que podem inspirar carreiras corporativas

Olimpíadas 2024: 'Meu foco e minha cabeça estão 100% em Paris', diz a ginasta Rebeca Andrade

Como o RH pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores

Mais na Exame