Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloCarreira

Cerveja com guaraná? Estagiários da Ambev vencem desafio com nova bebida

Os 250 estagiários da empresa tiveram um grande desafio no último semestre: fazer a proposta criativa para uma nova cerveja

Modo escuro

Grupo vencedor: os estagiários Christian Vernize, Pedro Bonato, Nicolli Spaciari e Lucas Ueno, na ordem da esquerda para a direita (Ambev/Divulgação)

Grupo vencedor: os estagiários Christian Vernize, Pedro Bonato, Nicolli Spaciari e Lucas Ueno, na ordem da esquerda para a direita (Ambev/Divulgação)

L
Luísa Granato

Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às, 10h00.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2020 às, 16h11.

São Paulo - Quando o programa de estágio da Ambev promete que os estudantes terão autonomia e serão donos de projetos, eles não estão de brincadeira.

Um grupo de 250 dos 700 estagiários da empresa tiveram um grande desafio no último semestre: fazer a proposta para uma nova cerveja ou uma variedade para alguma de suas marcas.

Com o desafio Beer Champs, a ideia era estimular a criatividade e compartilhamento de conhecimento entre os estudantes, assim como ensiná-los sobre todo o processo da produção do produto. Mas o resultado foi surpreendente.

“A gente não esperava um nível tão completo nos projetos. Foram várias e várias surpresas durante o processo. É incrível o nível de maturidade dos jovens. Todos foram consistentes com as marcas e chegaram a níveis muito bons de profundidade”, comenta Renato Biava, diretor de Gente e Gestão da Ambev.

Além da entrega acima do esperado, ele acredita que o programa foi um sucesso no desenvolvimento de habilidades para a carreira dos jovens.

Em especial, ele destaca o trabalho em equipe e a liderança. “Todo projeto tem como característica em comum trabalhar com outras pessoas para chegar a algum resultado. Essa habilidade não é tão estimulada, mas é exigida no mercado de trabalho”, diz o diretor.

Entre mais de 40 proposta, uma banca escolheu a campeã: uma cerveja do estilo belga Saison com adição de guaraná. A união da marca Colorado com a fruta cultivada de sustentável na Fazenda Santa Helena, no município de Mauês (AM).

A nova linha foi chamada de Maué e a equipe de quatro estagiários acompanhou a produção de um lote da cerveja, apenas para degustação interna, pois ainda não existem planos para comercialização.

Segundo Nicolli Spaciari, parte do grupo vencedor junto com Christian Vernize, Lucas Ueno e Pedro Bonato, o conceito que buscavam era focado na sustentabilidade.

“Acreditamos que a Ambev, que já tem projetos em diversas frentes, poderia liderar uma iniciativa focada na preservação. A maneira que encontramos foi a criação de um rótulo que lembrasse os brasileiros das riquezas da Floresta, com uma matéria-prima considerada um ícone nacional”, explica ela.

Na proposta, eles até incluíram cálculos para que o produto tivesse preço viável para o consumidor e ainda pudesse reverter metade do lucro para projetos de preservação.

Para Christian Vernize, existem duas grandes lições que ele levará para o resto da carreira: trabalhar fora da sua zona de conforto e encontrar soluções simples.

“No decorrer dos projetos, por vezes tentamos fazer análises complexas para fundamentar nossas decisões ao ponto de serem mirabolantes, confusas e não nos permitir comunicar nossa ideia, sendo que um gráfico simples que já tínhamos em nosso banco de dados justificava ainda melhor nosso ponto de vista. Muitas vezes o menos é mais, não complique”, comenta ele.

Rótulo Colorado Maué

Rótulo Colorado Maué- cerveja criada pelos estagiários da Ambev

Últimas Notícias

ver mais
Está buscando emprego? Veja quais são os caminhos das PMEs para recrutar novos profissionais
seloCarreira

Está buscando emprego? Veja quais são os caminhos das PMEs para recrutar novos profissionais

Há 11 horas
Como se preparar para uma conversa em inglês?
seloCarreira

Como se preparar para uma conversa em inglês?

Há um dia
Raízen tem mais de 700 vagas abertas em programas de Aprendiz, Estágio e Trainee
seloCarreira

Raízen tem mais de 700 vagas abertas em programas de Aprendiz, Estágio e Trainee

Há um dia
Gerdau abre 200 vagas para programa de estágio em diferentes estados
seloCarreira

Gerdau abre 200 vagas para programa de estágio em diferentes estados

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais