Boas festas ou boas-festas? Professor explica como escrever saudações de final de ano
Precisa escrever uma mensagem de final de ano para clientes ou colegas de trabalho? O professor Diogo Arrais tira todas as dúvidas para evitar os erros
Modo escuro
(Bruno Caimi/Divulgação)
Publicado em 13 de dezembro de 2022, 15h21.
Última atualização em 13 de dezembro de 2022, 15h22.
Nesta época natalina, escrevemos diversas mensagens, participamos de muitas confraternizações. Atentos à reputação da nossa marca pessoal ou da empresa que representamos, esses textos falados e escritos precisam de um cuidado ainda maior.
LEIA TAMBÉM:
- "Posto que": você sabe como usar a expressão? Professor de português ensina
- Estágio e trainee: Andrade Gutierrez, Dr.Consulta, Onfly e mais empresas com vagas abertas
Estudar em Harvard: instituição oferece curso de ciência da computação de graça e em português
Boas-festas ou boas festas?
São raros os profissionais que redigem com atenção à norma ortográfica vigente. A expressão “boas-festas” é um caso clássico. Quando usada como cumprimento nas festas de Natal, deve sim fazer o uso de hífen.
Vale destacar que usar “boas festas”, sem hífen, indica o literal, ou seja, festas literalmente boas (que não são de má qualidade).
Esse é o mesmo critério ortográfico, para ano novo e ano-novo: sem o uso de hífen, é o oposto de ano velho. Numa simples sentença: “Está chegando um ano novo (um ano literalmente novo).”
O dia primeiro de janeiro (ou dia um, como se diz em Portugal) é grafado com as iniciais minúsculas: ano-novo (ou ano-bom). No próprio dicionário Aulete, vê-se a referência ao dia 1o de janeiro. No Houaiss, também, mas “meia-noite do dia 31 de dezembro”.
Como se escreve Ano-Novo?
Além disso, como fica a festividade? Réveillon ou Ano-Novo? Na base XIX do Novo Acordo Ortográfico, há algumas indicações para o uso da letra maiúscula. Destaco uma: nos nomes de festas e festividades. Os exemplos, no documento, são Natal, Páscoa, Ramadão e Todos os Santos.
Daí, infere-se que Ano-Novo, ao representar a festividade, deve fazer o uso da inicial maiúscula. Prefira essa grafia ao galicismo Réveillon.
Nos cartões a serem redigidos, esse cuidado fará toda a diferença. Já nos textos falados, é importante estar preparado para homenagens gentis, com objetividade, clareza, sem deslizes gramaticais.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ETIMO.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Mais lidas em Carreira
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
O valor do propósito autêntico
Por que a MIGNOW se tornou a queridinha dos usuários SAP?
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais