Carreira

Estudar em Harvard: instituição oferece curso de ciência da computação de graça e em português

O CC50 é voltado para pessoas sem conhecimento prévio mas que querem aprender sobre Ciências da Computação

 (Petr Kratochvi/Public Domain/Divulgação)

(Petr Kratochvi/Public Domain/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 11h09.

Última atualização em 19 de dezembro de 2022 às 08h41.

Por EstudarFora

A Fundação Estudar atualizou e disponibilizou gratuitamente o curso mais popular da Universidade de Harvard: o CC50 de introdução à ciência da computação.

O curso completa 10 anos em 2021 e ganhou uma nova versão em alta resolução com as atualizações que surgiram nos últimos tempos. As aulas estão disponíveis gratuitamente com legendas em português.

LEIA TAMBÉM:

Além das atualizações de conteúdo e formato, o programa ganhou uma expansão e passou a durar de 10 para 11 semanas.

Agora, as aulas estão disponíveis no ambiente de desenvolvimento próprio do curso de Harvard original. O nome CC50 é a tradução do original “CS50”, mas com foco no público falante de português.

O curso pode ser uma ótima oportunidade tanto para quem quer começar uma carreira em tecnologia, seja quem está entrando na universidade ou pensa em mudar de carreira, quanto para aqueles que gostariam de aprender um pouco sobre programação.

O que o curso de computação de Harvard ensina?

O CC50 é voltado para pessoas sem conhecimento prévio mas que querem aprender sobre Ciências da Computação. Nas aulas, o aluno aprenderá conceitos básicos de computação e internet, como programação, algoritmos, desenvolvimento de projetos, além de ter acesso a uma comunidade de estudantes de diferentes níveis de experiência na área.

As aulas são ministradas pelos professores: David J. Malan, professor de Práticas de Ciência da Computação e Membro da Faculdade de Educação na Universidade de Harvard, criador do curso CS50; Doug Lloyd, professor de Ciência da Computação na Divisão de Educação Contínua na Universidade de Harvard; e Brian Yu, professor em Ciência da Computação na Divisão de Educação Contínua na Universidade de Harvard.

Como são as aulas do CC50?

  • 25h de aulas em vídeo com teoria e estudo de caso;
  • Introdução a Programação e Ciência da Computação;
  • Como pensar algoriticamente e resolver problemas de programação de forma eficiente;
  • Familiaridade com linguagens de programação, como C, Phyton, SQL e Java Script, além de CSS e HTML;
  • Conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web;
  • Como desenvolver e apresentar um projeto final.

Como se inscrever no curso online gratuito de Harvard?

Para cursar o CC50, acesse a página do curso através deste link (disponível aqui) e clique em quero fazer minha inscrição. Na página que abrirá, preencha o formulário com seus dados e confirme a inscrição para acessar o curso completo.

Na página do curso, estarão disponíveis a introdução e mais 10 módulos de aulas, além de uma apostila de material complementar.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Cursoscursos-onlineHarvard

Mais de Carreira

O que é quiet vacationing? Trabalhadores têm tirado folgas 'escondidas'

Dia Mundial do Refugiado: O que podemos aprender com os que chegam?

Quais são os jargões mais utilizados no mundo corporativo?

O que o estagiário recebe quando acaba o contrato?

Mais na Exame