- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
As principais desvantagens do home office
Distrações familiares lideram lista dos itens que mais atrapalham o teletrabalho
Modo escuro
Mesa e computador em home office (Creative Commons/Flickr/Lovemaegan)
Publicado em 14 de novembro de 2012 às, 14h52.
São Paulo – Trabalhar de casa pode ser o sonho de muita gente por aí. Não ter que encarar o trânsito na hora do rush, se preocupar com dress code e com horários rígidos demais. Home office, em uma observação superficial, parece ser a solução para muitos dos poréns profissionais nossos de cada dia.
No entanto, a experiência prática mostra que teletrabalho é bom, mas não tão perfeito como se imagina, segundo aponta pesquisa da Regus feita com 20 mil pessoas ao redor do mundo.
A dificuldade para se concentrar, de fato, no trabalho lidera o ranking de desvantagens do home office, segundo o levantamento. Entre os brasileiros, 64% apontam as demandas familiares e dos filhos como o principal problema de trabalhar em casa.
O profissionais do Brasil estão apenas atrás dos alemães e indianos na hora de reclamar deste quesito. Para se ter uma ideia, 73% dos alemães reclamam das distrações familiares.
Mas a família não é o único problema. De cada cinco participantes da pesquisa, um afirma que o home office afeta negativamente a postura deles. Motivo? Nem todos possuem um local e equipamentos (como uma cadeira) adequados para trabalhar por longas horas.
“Quando mesas não estão na altura correta, cadeiras não têm um formato ergonômico adequado e o espaço para as pernas é limitados, trabalhadores podem tensionar os músculos e se machucar”, afirma o estudo. No Brasil, 32% dos profissionais reclamam deste aspecto.
Além disso, poucas residências são providas de ferramentas típicas de escritório – como boa conexão com a internet, fax ou mesmo uma impressora. E a falta destes equipamentos também atrapalha o bom andamento do trabalho de quem atua em home office.
Os achados apontam para o fato de que home office exige investimento e, principalmente, limites bem claros de que horário de expediente é horário de expediente – não importa se você está em casa, no escritório ou no meio da rua.
Mais lidas em Carreira
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.