Um conteúdo Bússola

Bússola Live – convenções, pesquisas e o que mais importa a três meses das eleições

Webinar na quarta, às 12h, debate os últimos números da corrida presidencial e a expectativa para o início do período de convenções no próximo dia 20
 (Ueslei Marcelino/Reuters)
(Ueslei Marcelino/Reuters)
P
Por Rafael Lisbôa

Publicado em 01/07/2022 às 14:09.

Última atualização em 06/07/2022 às 15:00.

Julho marca uma nova fase da corrida eleitoral. No dia 20 tem início o período das convenções partidárias, quando as legendas oficializam os nomes que concorrerão em outubro e formalizam as coligações.  O prazo para os partidos escolherem os candidatos vai até 5 de agosto. E a negociação de apoios e a costura de alianças nessa reta final devem movimentar as próximas semanas.

Faltando três meses para as eleições, a corrida presidencial se mantém polarizada entre Lula e Bolsonaro. Segundo a última pesquisa BTG/FSB, o ex-presidente soma 43% das intenções de voto ante 33% do atual presidente na simulação de 1º turno. Todos os demais nomes têm juntos apenas 14% da preferência do eleitorado.

O levantamento também mediu o impacto da economia no humor do eleitor. Para aliviar os efeitos da crise econômica, o Senado acaba de aprovar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece estado de emergência e autoriza a ampliação de benefícios sociais, como o aumento do valor do Auxílio Brasil e do Vale-Gás e a criação de um voucher para caminhoneiros e taxistas. O projeto, cujo impacto financeiro pode superar R$ 41 bilhões, ainda precisa ser votado na Câmara.

Se o governo comemora a aprovação da PEC que turbina programas sociais a três meses do 1º turno, o Congresso não é só fonte de boas notícias para a campanha à reeleição do presidente Bolsonaro. Parlamentares da oposição protocolaram no Senado o pedido de criação da CPI do MEC, para investigar as denúncias de um gabinete paralelo montado por pastores no Ministério da Educação na gestão do ex-ministro Milton Ribeiro. A decisão final sobre a instalação da Comissão deve ser tomada nos próximos dias pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente da Casa Legislativa.

As convenções partidárias, os últimos números das pesquisas eleitorais, o peso da economia na disputa e o impacto das medidas em tramitação no Congresso — todos esses temas serão debatidos pelos especialistas em análise política do Grupo FSB em webinar especial promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 6 de julho, às 12h.

Participarão da live os analistas políticos da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker e Márcio de Freitas, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedIn  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas lives: