Brasil

Tarcísio planeja leilão da linha 1-Azul do Metrô em 2025

Tarcísio afirmou que a possível concessão da Linha 1 à iniciativa privada se deve a um projeto de "repontencialização" de estações

Metrô: Tarcísio quer leiloar em 2025 a Linha 1-Azul do Metrô (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Metrô: Tarcísio quer leiloar em 2025 a Linha 1-Azul do Metrô (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de abril de 2024 às 11h40.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou ter planos para leiloar em 2025 a Linha 1-Azul do metrô, primeira do sistema de transporte paulista. O planejamento foi mencionado nesta segunda-feira, 8, junto com autorização para elaboração de projetos para construção da estação ABC da Linha 10-Turquesa da CPTM, que ocupará o lugar da antiga parada Pirelli, desativada em 2006.

No contexto da reativação da estação em Santo André, Tarcísio afirmou que a possível concessão da Linha 1 à iniciativa privada se deve a um projeto de "repontencialização" de estações que já estão em funcionamento na cidade, uma vez que o tema da mobilidade se tornou "a bola da vez" em São Paulo.

"A ideia é que ano que vem a gente possa levar a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20?, disse. O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô pretende ligar a capital ao ABC paulista.

O planejamento do Estado se estende às Linhas 3-Vermelha junto ao então projeto da 16-Violeta e a Linha 2-Verde junto ao projeto da Linha 19-Celeste, essas ainda sem uma data pretendida para leilão, como na Linha 1.

O governador não detalhou maiores informações sobre o processo de concessão que planeja aplicar. Segundo ele, ainda, todas as estações do Metrô e CPTM serão analisadas para "ver o que precisa ser repontencializado".

Acompanhe tudo sobre:Metrô de São PauloPrivatizaçãoTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Onda de frio aumenta risco de geadas no RS, e temperaturas devem diminuir ainda mais; veja previsão

Enchentes no RS: sobe para 165 o número de mortos e 64 pessoas seguem desaparecidas

Pesquisa encontra agrotóxicos em alimentos ultraprocessados com apelo ao público infantil

STF cria marco civilizatório ao proibir exposição de vida sexual de vítima, dizem advogados

Mais na Exame