Brasil

Sergio Amaral, ex-embaixador e ex-ministro, morre aos 79 anos

Sergio Amaral foi secretário de Comunicação Social da Presidência da República (1995-1999) e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2000/2001)

O embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral (EBC/Divulgação)

O embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral (EBC/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de julho de 2023 às 09h46.

Morreu, na noite de quinta-feira, aos 79 anos, o ex-ministro e ex-embaixador Sergio Amaral. O diplomata estava internado desde abril e lutava contra um câncer de próstata.

Sergio Amaral foi secretário de Comunicação Social da Presidência da República (1995-1999) e porta-voz do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi negociador da dívida externa brasileira e secretário-executivo do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (1999), além de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2000/2001).

Na diplomacia, chegou ao topo da carreira, ocupando os principais postos do Brasil no exterior, como as embaixadas em Londres, Paris e Washington. Em 2019, foi transferido dos Estados Unidos para o escritório de representação do Itamaraty em São Paulo, pelo então presidente Jair Bolsonaro.

O diplomata deixa quatro filhos de dois casamentos. Camila do Amaral, uma das filhas, lembra que o pai foi estimulado, desde pequeno, pela mãe, a seguir a carreira diplomática.

"Ele foi, desde o primeiro dia da infância dele, determinado que faria isso. Foi uma pessoa que ajudou muita gente e o país também. Teve muitos papéis relevantes e de grande contribuição para a economia e a política internacional", lembra a filha.

De acordo com a família, o velório está marcado para o próximo sábado, às 09h da manhã, e o enterro será no mesmo dia, no cemitério São Paulo, em Pinheiros.

Acompanhe tudo sobre:Fernando Henrique CardosoMortes

Mais de Brasil

Previsão do tempo: RS volta a enfrentar chuvas e geadas; temperaturas no Sudeste serão mais amenas

Governo do RS convoca policiais e bombeiros aposentados 'para reforçar estruturas de segurança'

Prefeito diz que "não há imóveis disponíveis" em Porto Alegre para tantos desabrigados

Julgamento no TSE que pode cassar mandato de Moro acontece nesta quinta; assista ao vivo

Mais na Exame