Brasil

Rui Falcão é reeleito presidente do PT e pede união

Presidente nacional disse que momento é de unir partido para reeleger Dilma Rousseff, além de reconhecer críticas feitas no processo eleitoral


	Presidente nacional do PT, Rui Falcão: petista recebeu mais de 70 por cento dos votos válidos e comandará o partido por mais quatro anos
 (Marcello Casal Jr./ABr)

Presidente nacional do PT, Rui Falcão: petista recebeu mais de 70 por cento dos votos válidos e comandará o partido por mais quatro anos (Marcello Casal Jr./ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 17h12.

Brasília/São Paulo - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi reeleito para comandar o partido por mais quatro anos e disse nesta terça-feira que o momento agora é de unir o partido para reeleger a presidente Dilma Rousseff, além de reconhecer críticas feitas ao partido no processo eleitoral.

Segundo o site do PT, com a maioria dos votos do Processo de Eleição Direta (PED) apurados, Falcão recebeu mais de 70 por cento dos votos válidos e comandará o partido por mais quatro anos.

"Conclamo a todos companheiros e companheiras que nos apoiam para criar uma direção coletiva, forte, voltada para as tarefas que nós temos pela frente, principalmente para que nós estejamos muito juntos em 2014 para reeleger a presidenta Dilma, para dar continuidade ao nosso projeto nacional, iniciado pelo presidente Lula", disse Falcão em vídeo publicado na Internet.

O presidente reeleito do PT também fez menção às críticas feitas ao partido por seus adversários no PED durante o processo eleitoral. Entre elas, à política de alianças que dá apoio ao governo Dilma.

"Queria dizer que no processo do PED muitas das críticas que foram feitas, nós temos que reconhecer, assimilá-las e mudar o nosso partido para melhor." Falcão assumiu a presidência do PT em 2011 no lugar de José Eduardo Dutra, que deixou o comando do partido por problemas de saúde, e terá como principal missão unir a legenda no ano eleitoral e construir alianças estaduais fortes para garantir a reeleição de Dilma.

Ele recebeu apoio das principais correntes do PT, de Lula e da presidente, que participaram da votação no domingo.

Após 11 anos no comando do governo federal, o PT ainda enfrenta um dilema para manter suas bandeiras históricas e enfrentar ao mesmo tempo o pragmatismo político imposto a quem governa o país.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticos

Mais de Brasil

Moraes autoriza Braga Netto a fazer curso à distância para reduzir pena por tentativa de golpe

Flávio diz que Moraes quer ‘interferir nas eleições’ após ser impedido de visitar Jair Bolsonaro

MP do Frete deve ser votada após acordo com a oposição, diz Randolfe

Campanha de Flávio Bolsonaro diz que decisão de Moraes é 'ilegal' e 'autoritária'