Acompanhe:

Pacheco: Comitê debateu ampliação de compra de vacinas por empresas

O presidente do Senado também disse ter levado as demandas de governadores ao presidente Jair Bolsonaro

Modo escuro

Continua após a publicidade
Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é eleito presidente do Senado (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é eleito presidente do Senado (Marcos Oliveira/Agência Senado)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de março de 2021 às, 12h06.

Última atualização em 31 de março de 2021 às, 12h09.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quarta-feira que o comitê de enfrentamento à pandemia de covid-19 discutiu em sua primeira reunião a ampliação da iniciativa privada na aquisição de vacinas. Pacheco ressaltou que o apoio do setor privado ocorreria com a doação de parte das doses adquiridas para o Plano Nacional de Imunização.

O senador também disse ter levado as demandas de governadores ao presidente Jair Bolsonaro. "Transmiti também ao presidente e demais membros as reflexões e reivindicações de governadores dos Estados e do Distrito Federal. Uma série de sugestões colocadas que deixei na mão do ministro da Saúde de iniciativas que podem ser tomadas", disse. Uma das sugestões citadas por Pacheco foi a atualização do plano de imunização para incluir a prioridade para profissionais de segurança pública e professores.

"Falamos também a respeito do aprimoramento das relações internacionais", citou Pacheco. O presidente do Senado disse ter "grande confiança" no novo ministro nomeado das Relações Exteriores, Carlos França, que assumiu a vaga de Ernesto Araújo. A troca no Itamaraty era uma das cobranças do Parlamento.

Pacheco afirmou ter ouvido informações do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, que tranquilizam o Congresso e a sociedade sobre as ações da pasta para garantir a disponibilização de oxigênio e medicamentos de intubação. O senador avaliou que a "união e pacificação" dos Três Poderes é caminho para o êxito no combate à pandemia. "Ninguém quer o caminho do caos, todos querem o caminho da solução", disse. Ele reforçou, no entanto, que é papel do Congresso fazer cobranças e fiscalização em prol do bem-estar da população.

Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Casa começa a discutir nesta quarta-feira a possibilidade de a iniciativa privada adquirir doses de vacinas contra a Covid-19 para aplicação em seus funcionários e para doação de parte do total adquirido ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em declaração à imprensa após participar de reunião do comitê de combate à pandemia, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Lira defendeu a necessidade de ampliar a vacinação no Brasil e disse que um brasileiro vacinado significa uma pessoa a menos correndo risco por causa do coronavírus.

Queiroga

Depois da primeira reunião do comitê de combate à Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo federal está negociando com empresas para que se desvie parte da produção de oxigênio da indústria para uso medicinal, assim como a ampliação da fabricação de cilindros para distribuição do insumo.

Queiroga disse ainda que a indústria brasileira não tem condições de manter os estoques de medicamentos para intubação em meio à crise causada pela pandemia, e o governo negocia com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com os Estados Unidos para a aquisição dos insumos para recuperar o estoque regulador dos Estados.

____________________________________________________________________

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Últimas Notícias

Ver mais
Projeto quer dobrar período de internação de adolescentes infratores
Brasil

Projeto quer dobrar período de internação de adolescentes infratores

Há 5 horas

Rio começa a imunizar crianças de 12 anos contra a dengue
Brasil

Rio começa a imunizar crianças de 12 anos contra a dengue

Há 9 horas

Zema, Leite e Ratinho Jr. apoiam proposta pelo fim da reeleição discutida no Senado
Brasil

Zema, Leite e Ratinho Jr. apoiam proposta pelo fim da reeleição discutida no Senado

Há 2 dias

PF indicia Carla Zambelli e hacker da Lava Jato por invasão ao sistema do CNJ
Brasil

PF indicia Carla Zambelli e hacker da Lava Jato por invasão ao sistema do CNJ

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais