Brasil

Não há "plano B" para Copa de 2014 fora do Brasil, diz Fifa

Secretário-geral da entidade Jerome Valcke afirmou que mesmo com protestos, a Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 14h01.

Rio de Janeiro - O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, afirmou nesta segunda-feira que a entidade não recebeu a oferta de nenhum país para sediar a Copa do Mundo 2014 e que não há "Plano B" para realizá-la fora do Brasil em função da onda de protestos que vem ocorrendo no país.

Valcke fez as declarações no Maracanã, no Rio de Janeiro, para afastar os rumores de que o Mundial será transferido para fora do Brasil se as manifestações, que vem ocorrendo durante a Copa das Confederações, continuarem.

"A final (da Copa das Confederações) será realizada no domingo na Maracanã e a Copa do Mundo no Brasil", afirmou.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, disse durante o ato que o Brasil seguirá realizando a Copa das Confederações e cumprirá as expectativas. Além disso, foi apresentado um relatório com números do emprego e movimento econômico gerados pela Copa das Confederações.

Valcke explicou que a Fifa tinha visto "um grande trabalho" do Brasil com os seis estádios utilizados na Copa das Confederações (Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza) e que agora é necessário "estar preparado" para o Mundial.

Os estádios das outras seis cidades que sediarão a Copa (São Paulo, Manaus, Cuiabá, Natal, Curitiba e Porto Alegre) devem ficar prontos até dezembro de 2013.

Valcke afirmou ainda que a Fifa investiu R$ 70 milhões em empresas brasileiras durante a Copa das Confederações para contratar serviços como segurança privada e alimentação dos voluntários.

*Matéria atualizada às 13h53

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCopa do MundoDados de BrasilEsportesFifaFutebolProtestosProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Governo sanciona lei que prevê plano de combate à violência contra mulher

PL do aborto: Conselho Federal da OAB aprova parecer que avalia texto como inconstitucional

Em SP, operação da Polícia Civil despeja projeto social na Cracolândia

PF recupera gravuras raras roubadas há 16 anos da Biblioteca Mário de Andrade, em SP

Mais na Exame