Brasil

Lula participa da abertura do 26º encontro do Foro de São Paulo nesta quinta-feira

O comparecimento do presidente ao evento está previsto para as 19h, no Hotel San Marco

Lula: presidente também irá se reunir com a secretária-executiva do Foro de São Paulo (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Lula: presidente também irá se reunir com a secretária-executiva do Foro de São Paulo (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Publicado em 29 de junho de 2023 às 06h35.

Última atualização em 29 de junho de 2023 às 06h39.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta quinta-feira, 29, da abertura do 26º Encontro do Foro de São Paulo, em Brasília. O comparecimento do presidente ao evento está previsto para as 19h, no Hotel San Marco.

O encontro acontece pela primeira vez após a pandemia da covid-19. Estarão reunidos representantes de partidos políticos e movimentos de esquerda de 27 países da América Latina e do Caribe. O Foro de São Paulo se apresenta como "articulação de partidos e movimentos políticos latino-americanos e caribenhos".

Atualmente, conta com 123 partidos membros, oriundos de 27 países, que se reúnem anualmente para discutir questões políticas e sociais pertinentes a estas regiões. Este ano, por exemplo, o tema do encontro é "Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha". Segundo a articulação, a ideia é debater os desafios e os rumos do continente.

Outros eventos de Lula nesta quinta-feira

De acordo com a agenda da Presidência da República, Lula inicia o dia concedendo entrevista à Rádio Gaúcha, às 8h, no Palácio da Alvorada. Em seguida, às 9h, o presidente se reúne com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Planalto.

Às 10h, o chefe do Executivo tem agenda com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Às 15h, Lula tem agenda com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, seguido de encontro às 16h com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Às 17h, Lula se reúne com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo. O encontro com a ministra ocorre em meio às pressões da base aliada e do Centrão por cargos na pasta. Nesta quarta-feira, 28, em entrevista à GloboNews, ela negou que o presidente tenha sinalizado que ela será substituída por um nome indicado pelo Centrão.

Já às 18h, o presidente tem reunião com a secretária-executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente. O grupo é uma organização de partidos e entidades de esquerda de países da América Latina e do Caribe fundada pelo presidente Lula e pelo ex-presidente de Cuba Fidel Castro, em 1990.

Com Agência o Globo e Estadão Conteúdo. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Tarcísio defende trabalho de Derrite na Segurança de SP: 'Olhe os números e estatísticas'

Lira diz que momento do anúncio de isenção do IR para R$ 5 mil foi inadequado

Barroso diz que emendas parlamentares ‘têm que ser rastreadas’, ao comentar liberação dos recursos

PEC das Praias: pedido de vista adia votação de proposta na CCJ do Senado