Brasil

Linha do Metrô entre SP e ABC terá licitação até agosto

Além de estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para o desenvolvimento projeto, o governo vai adotar o sistema de monotrilho


	A implantação, operação e manutenção da nova linha ficarão a cargo de uma concessionária por um prazo previsto de 25 anos.
 (Sergio Berenovsky/Dedoc)

A implantação, operação e manutenção da nova linha ficarão a cargo de uma concessionária por um prazo previsto de 25 anos. (Sergio Berenovsky/Dedoc)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 17h14.

São Paulo - O governo de São Paulo afirmou que vai publicar até agosto deste ano o processo de licitação da nova linha 18-Bronze do Metrô, que vai ligar a Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde, na zona sul da capital paulista até o centro de São Bernardo do Campo, passando por São Caetano do Sul e por Santo André.

Além de estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para o desenvolvimento projeto, o governo vai adotar o sistema de monotrilho (considerado a alternativa mais barata para a expansão do Metrô).

A implantação, operação e manutenção da nova linha ficarão a cargo de uma concessionária por um prazo previsto de 25 anos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, uma audiência pública foi realizada no dia 12 de março para informar maiores detalhes às empresas já interessadas na PPP.

"Os investimentos (do projeto) são da ordem de R$ 3,01 bilhões, sendo 55% de aportes públicos e 45% aplicados pelo setor privado", explicou o secretário da pasta, Julio Semeghini.

Ainda segundo ele, a implementação da linha contará com a desoneração de parcela do ICMS em obras civis, sistemas e material rodante.

O secretário encontra nesta quarta-feira, 5, o prefeito Fernando Haddad (PT) e representantes das cidades do ABC paulista para discutir detalhes sobre o projeto da nova linha. A previsão é de que a linha 18-Bronze tenha 14,3 km de extensão, com 12 estações e um fluxo de 365 mil passageiros por dia.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasLicitaçõesMetrô de São PauloMetrópoles globaismobilidade-urbanaMonotrilhosao-pauloTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Mais na Exame