Brasil

Ouvidoria INSS: como fazer reclamação ou denúncia pelo telefone

Entenda como funciona o serviço de ouvidoria do INSS e como abrir o seu chamado 

 (Agência Brasil/Agência Brasil)

(Agência Brasil/Agência Brasil)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 30 de maio de 2024 às 15h58.

As ouvidorias, tanto de empresas privadas quanto públicas, tem o objetivo de ser um canal de comunicação com os usuários e, também, um espaço de transparência, para que sejam recebidas reclamações, elogios e denúncias. E, com o INSS, não seria diferente. 

O INSS possui uma ouvidoria que faz a intermediação de conversas entre o órgão e os usuários do serviço e o espaço possui diferentes canais de atendimento e pode ser usado por qualquer cidadão. 

Neste artigo, você compreenderá como abrir uma reclamação ou denúncia na ouvidoria do INSS, quais são os principais contatos para realizar a ação e demais informações sobre o assunto. 

Telefone da ouvidoria do INSS

O telefone para entrar em contato com a ouvidoria do INSS é a central 135, que tem o funcionamento de segunda a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília). 

Mas, esse não é o único jeito de abrir um chamado e obter demais informações sobre a ouvidoria. Você também pode realizar esse processo das seguintes formas: 

  1. Plataforma FalaBR: é o atendimento 24 horas da ouvidoria; 
  2. Envio de carta para a ouvidoria, pelo seguinte endereço: SAUS Quadra 2 Bloco O Asa Sul Brasília - DF, 70070-946;
  3. Atendimento presencial: de segunda a sexta, das 9h às 17h (horário de Brasília).  Endereço: SAUS Quadra 2 Bloco O Asa Sul Brasília - DF.

Como fazer uma reclamação na ouvidoria do INSS?

Para abrir uma reclamação na ouvidoria do INSS basta você escolher a forma que deseja realizar o processo, online, pelo telefone ou presencialmente. Independentemente da escolha feita, toda manifestação é registrada no sistema online, o e-Ouv na plataforma Fala.BR. 

Qualquer pessoa pode fazer uma reclamação, seja ela pessoa física ou jurídica, toda manifestação precisa ser feita mediante a um cadastro na plataforma, exceto em casos de denúncias, que podem ser realizadas anonimamente. 

Com isso, o cidadão pode abrir diferentes solicitações na ouvidoria do INSS, veja as possibilidades: 

  • SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; 
  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
  • PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.

Como fazer uma denúncia pela ouvidoria?

O processo para realizar uma denúncia na ouvidoria do INSS é o mesmo para reclamações, o chamado pode ser aberto nas diferentes frentes da ouvidoria, com um relato completo para que as investigações tenham insumos para serem realizadas. 

Passo a passo 

Para quem não quer se expor e deseja fazer a denúncia anonimamente, o recomendado é realizá-la pela plataforma Fala.br, ao invés do telefone ou ida presencial. Para isso, siga o tutorial: 

  1. Acesse a plataforma Fala.BR
  2. Clique na opção “ouvidoria”; 
  3. Depois, na opção “Denúncia”; 
  4. Clique em avançar. 

A partir daí, você será direcionado pelo sistema a responder diversas perguntas sobre o ocorrido. O recomendado é reunir o máximo de fatos possíveis sobre o fato, que respondam perguntas como “Quem, onde, quando, como, o que” sobre o que aconteceu. 

A ouvidoria do INSS tem Whatsapp?

Atualmente a ouvidoria do INSS não disponibiliza contato para aberturas de solicitações pelo Whatsapp. As únicas formas de entrar em contato com a ouvidoria é pela Central 135, plataforma Fala.Br, envio de cartas ou ida presencial. 

Como acompanhar o status da reclamação ou denúncia no INSS?

Qualquer reclamação ou denúncia feita na ouvidoria do INSS terá um protocolo gerado, e a sequência numérica pode ser utilizada para acompanhar o status da solicitação. Para isso, você precisa: 

  1. Acessar a plataforma Fala.br
  2. No menu principal, clique em “Consulte seu protocolo”; 
  3. Insira seu login e senha do Fala.br ou do gov.br. Caso a denúncia seja anônima, insira o número de protocolo gerado no seu atendimento. 

A partir disso, você será direcionado a solicitação realizada e poderá conferir o status da mesma. Lembrando que o INSS dá um prazo médio de 30 dias para dar uma resposta, que pode ser estendido por mais 30 dias mediante justificativa. 

Acompanhe tudo sobre:INSS

Mais de Brasil

Brasil caminha para ser a sexta economia do mundo até fim do mandato, diz Lula

PF indicia Juscelino Filho, ministro das Comunicações, em caso de suposto desvio de emendas

USP fica atrás de universidades do México em ranking de sustentabilidade

Câmara aprova urgência para votar mudança no regimento para suspender quem brigar em comissões

Mais na Exame