Brasil

Fevereiro terá chuva abaixo da média em áreas do Norte, do Sul, de MT e GO, prevê Inmet

Ministério da Agricultura observa previsão de chuva acima da média para áreas do Matopiba, região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Chuvas: temporal atingiu a cidade de São Paulo e outros municípios do estado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Chuvas: temporal atingiu a cidade de São Paulo e outros municípios do estado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 14h32.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 às 14h58.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, a previsão indica chuvas dentro ou ligeiramente acima da média, informou o instituto em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

O ministério observa que a previsão de chuva acima da média para áreas do Matopiba, região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, em fevereiro, irá contribuir para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra.

Essas áreas já apresentaram aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro e janeiro, possibilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos, segundo o instituto. O mesmo cenário é previsto para o Brasil Central.

No Sul, os volumes de chuva previstos acima da média para o mês tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras. Entretanto, em áreas onde a previsão indica chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média, podem afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Temperatura

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, acima de 25 ºC. Em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30 ºC.

Já no centro-sul do Rio Grande do Sul e no sul de Minas Gerais, são previstas temperaturas próximas à média. No sul do Espírito Santo, leste de Santa Catarina e Rio de Janeiro, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasMeteorologia

Mais de Brasil

Anvisa endurece regras para prescrição de zolpidem por relatos de uso abusivo e efeitos adversos

Cacique Raoni encontra Papa Francisco no Vaticano e entrega carta sobre proteção das florestas

Governo do RS quer construir quatro cidades provisórias para receber desabrigados

Bebê nasce durante férias no Brasil e casal americano fica preso em pesadelo burocrático

Mais na Exame