Exército escolhe novo blindado e deve fechar contrato de 900 milhões de euros
Compra será de 98 veículos 8x8, superiores aos atuais Guaranis 6x6 usados
Centauro II: modelo do blindado tem canhão de 120 mm e será usado para modernizar a frota das unidades de infantaria de ação rápida (Divulgação/Site Exame)
27 de novembro de 2022, 20h11
Na reta final do governo de Jair Bolsonaro, o Exército brasileiro concluiu a escolha da nova geração de blindados com canhões e deve assinar no dia 5 de dezembro o contrato de cerca de 900 milhões de euros para a compra de 98 veículos.
Os novos blindados Centauro II do consórcio italiano Oto Melara (CIO) - formado por Iveco e Leonardo - são veículos 8x8, superiores aos atuais Guaranis 6x6 usados pelo Exército, também fabricados pela Iveco. Os veículos de 30 toneladas contam ainda com canhões de 120 mm e serão usados para modernizar a frota das unidades de infantaria de ação rápida.
O Centauro II superou dois concorrentes, o modelo LAV700AG fabricado pela norte-americana GDLS e o veículo ST1-BR da chinesa Norinco, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Últimas Notícias
Senador Marcos do Val diz que Bolsonaro tentou convencê-lo a dar golpe e anuncia renúncia
Há menos de um minuto • 1 min de leituraParaíba será o primeiro estado a pagar o piso nacional da enfermagem
Há menos de um minuto • 1 min de leituraAs empresas mais 'ofensoras' do telemarketing, segundo a Anatel; veja lista
Há menos de um minuto • 1 min de leituraAutoridades 'anteriores e atuais' coniventes com atos golpistas serão responsabilizadas, diz Moraes
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais