Exame Logo

Justiça condena ex-tesoureiro do PT a 15 anos de prisão

Ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, recebeu a maior pena já imposta a envolvidos no esquema de corrupção da estatal

João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT: condenado a 15 anos de prisão por corrupção na Petrobras (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Talita Abrantes

Publicado em 21 de setembro de 2015 às 14h12.

São Paulo – Nesta segunda-feira, a Justiça Federal condenou o ex-diretor de Serviços da Petrobras , Renato Duque,  e o ex-tesoureiro do PT , João Vaccari Neto, por crimes de corrupção passiva cometidos na estatal.

Segundo sentença proferida nesta segunda-feira pelo juiz Sérgio Moro, Duque recebeu a mais alta pena já imposta pela Justiça aos envolvidos no esquema de desvios de recursos da Petrobras. No total, ele deve pegar 20 anos e oito meses de prisão. O ex-diretor também foi condenado por associação criminosa.

Para Vaccari, a pena é de 15 anos e 4 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. È a primeira vez que ambos são condenados pela Justiça Federal. Cabe recurso.

De acordo com a sentença, Vaccari recebeu 4,2 milhões de reais para o PT referentes ao pagamento de propinas acertadas com a Diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras em obras feitas pelo consórcio Interpar nas refinarias de Paulínia (SP) e Araucária.

O ex-tesoureiro do PT, que é alvo de outras ações penais, também precisará pagar multa de 280 mil reais. Já Duque terá que pagar multa de 1,2 milhão de reais - o juiz decretou ainda o confisco de 43,4 milhões de reais de off-shores do Panamá e Mônaco que, segundo ele, pertencem ao ex-diretor.

"Mais do que o enriquecimento ilícito dos agentes públicos, o elemento mais reprovável do esquema criminoso da Petrobras talvez seja a contaminação da esfera política pela influência do crime, com prejuízos ao processo político democrático", afirmou o juiz Sérgio Moro na sentença.

A ação penal desta segunda-feira refere-se aos crimes investigados na 10ª fase da Operação Lava Jato , intitulada “Que país é esse”. A frase foi dita pelo ex-diretor da Petrobras Renato Duque em uma conversa com seu advogado em novembro do ano passado, durante o cumprimento do mandado de prisão.

Além deles, outras oito pessoas foram condenadas. Veja quem são elas:

CrimePena
Mário GóesCorrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa18 anos e 4 meses
Pedro BaruscoCorrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa18 anos e 4 meses
Augusto MendonçaCorrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa16 anos e 8 meses
Julio CamargoCorrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa12 anos
Adir AssadLavagem de dinheiro e associação criminosa9 anos e 10 meses
Sônia Mariza BrancoLavagem de dinheiro e associação criminosa9 anos e 10 meses
Dario Teixeira Alves JuniorLavagem de dinheiro e associação criminosa9 anos e 10 meses
Alberto YousseffLavagem de dinheiro9 anos e 2 meses
São Paulo - O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato , rebateu nesta segunda-feira os argumentos de que as investigações do esquema de corrupção no setor público seriam responsáveis, em partes, pela crise econômica que afeta o país. "O policial que descobre o cadáver não é culpado do homicídio", afirmou durante o EXAME Fórum 2015. "Não é a operação que fez a Abreu e Lima ter seus custos elevados de US$ 2 bilhões para US$ 18 bilhões".Segundo ele, é a corrupção sistêmica que traz prejuízos para a economia."Se os agentes do mercado não têm confianca de que podem concorrer em condições iguais em contratos públicos, se há uma zona sombria de pagamento de propina, isso gera um impacto no funcionamento do mercado", afirmou.Moro voltou a afirmar que as investigações sobre o esquema de desvios de recursos na Petrobras não são a única solução para o problema da corrupção.   'Eu sempre recebo tapinhas nas costas de pessoas que dizem que [a Lava Jato] vai mudar o país. Não acreditem nisso.O que muda o país são as instituições mais fortes", afirmou.  Veja, nas imagens, os melhores momentos da palestra de Sérgio Moro no EXAME Fórum 2015
  • 2 /18(EXAME.com)

  • Veja também

  • 3 /18(EXAME.com)

  • 4 /18(EXAME.com)

  • 5 /18(EXAME.com)

  • 6 /18(EXAME.com)

  • 7 /18(EXAME.com)

  • 8 /18(EXAME.com)

  • 9 /18(EXAME.com)

  • 10 /18(EXAME.com)

  • 11 /18(EXAME.com)

  • 12 /18(EXAME.com)

  • 13 /18(EXAME.com)

  • 14 /18(EXAME.com)

  • 15 /18(EXAME.com)

  • 16 /18(EXAME.com)

  • 17 /18(EXAME.com)

  • 18. Acompanhe todas as palestras do EXAME Fórum

    18 /18(Flavio/Biofoto/EXAME.com)

  • Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame