Exame Logo

Demanda por voos sobe 6,77% e oferta avança 4,27%, diz Anac

Segundo a Anac, a demanda por voos dentro do país subiu 6,77% em novembro em relação a 2013, sendo que a oferta de assentos subiu para 4,27% no mesmo período

Avião da Azul: Azul e Avianca tiveram destaque no crescimento da demanda (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2014 às 15h11.

São Paulo - A demanda por voos dentro do Brasil subiu 6,77 por cento em novembro em relação ao mesmo período do ano passado, em seu décimo quarto mês seguido de expansão e chegando ao maior nível para o mês em dez anos, informou a Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac ) nesta terça-feira.

Azul e Avianca tiveram destaque no crescimento da demanda, com a primeira registrando alta de 35,15 por cento no mês passado ante novembro de 2013 e a segunda alta de 14,60 por cento. TAM, do grupo Latam Airlines, e Gol tiveram expansão de 6 por cento na mesma base de comparação.

A oferta de assentos pelas companhias aéreas no mês passado subiu 4,27 por cento contra o mesmo período de 2013, terceiro mês consecutivo de expansão. Segundo a Anac, foi o primeiro mês de 2014 em que todas as principais empresas brasileiras tiveram crescimento da oferta doméstica contra igual mês de 2013.

A taxa de ocupação das aeronaves fechou novembro em 81,2 por cento, ante 79,3 por cento no mesmo mês do ano passado.

De janeiro a novembro, a demanda por voos domésticos acumulou alta de 5,64 por cento e a oferta subiu 0,53 por cento, com a taxa de ocupação de 79,7 por cento.

A TAM manteve a liderança do mercado de voos domésticos, com fatia de 38,5 por cento, ante 38,8 por cento um ano antes, seguida por Gol, com 36,1 por cento, ante 36,4 por cento em novembro de 2013.

A Azul ampliou a participação para 16,4 por cento, contra 12,9 por cento em novembro de 2013, ao passo que a fatia da Avianca Brasil cresceu para 8,3 por cento, contra 7,7 por cento.

A demanda por voos internacionais de passageiros das empresas brasileiras cresceu 4,61 por cento em novembro na comparação anual, nono mês seguido de alta. A oferta subiu pelo quarto mês seguido, em 3,41 por cento. A taxa de ocupação ficou em 80,6 por cento, ante 79,7 por cento em novembro do ano passado.

São Paulo – Com mais de 18 milhões de jurados no mundo, o “Oscar da aviação civil” de 2014 ficou para a Cathay Pacific Airways. A companhia de Hong Kong conseguiu desbancar a Emirates e foi eleita a melhor empresa aérea do mundo, segundo o prêmio da World Airline Survey. Vendedora em 2013, a Emirates ficou na 4ª colocação. Os prêmios e a pesquisa World Airline Survey são realizados anualmente pela empresa inglesa de estudo de mercado SkyTrax. Usuários de 160 nacionalidades avaliaram 245 companhias aéreas.
  • 2. 1ª) Cathay Pacific Airways

    2 /12(Andrew Cupitt/Flickr/Creative Commons)

  • Veja também

    A Cathay Pacific desbancou a Emirates para se tornar a melhor companhia aérea do mundo no ranking da SkyTrax. O grande destaque da empresa, segundo os próprios consumidores, é a primeira classe dos voos de longa duração. A companhia, com sede em Hong Kong, opera mais de 90 voos pelo mundo, mas ainda não possui rotas no Brasil.
  • 3. 2ª) Qatar Airways

    3 /12(Aero Icarus/Flickr/Creative Commons)

  • Novamente a segunda colocada, a Qatar Airways ganhou pontos pelo conforto do assento e entretenimento a bordo. A empresa opera para 125 países e está expandindo seus serviços de Catar para 50 novos destinos.
  • 4. 3ª) Singapore Airlines

    4 /12(Olivier Cabaret/Flickr/Creative Commons)

    Com pontuação máxima para primeira classe e para a classe executiva, a Singapore Airlines manteve a sua terceira colocação entre as melhores do mundo. O serviço de bordo foi o grande trunfo da companhia aérea, que trabalha com voos para 90 cidades em 40 países.
  • 5. 4ª) Emirates

    5 /12(Wikicommons)

    Primeira colocada de 2013, a Emirates caiu para a quarta colocação neste ano. A empresa opera quase que todos os seus voos por meio do Aeroporto Internacional de Dubai, e possui a maior frota do mundo de Airbus A380 (o Superjumbo). O destaque da companhia ficou por parte do seu sistema entretenimento, que inclui uma ampla seleção de opções de vídeo e música sob demanda.
  • 6. 5ª) Turkish Airlines

    6 /12(Reuters)

    Nona colocada em 2013, a Turkish Airlines subiu neste ano para a quinta colocação. A companhia aérea turca voa para mais de 100 países e mais de 200 cidades do mundo, e possui um hub em um destino turístico cada vez mais popular: a cidade de Istambul.
  • 7. 6ª) All Nippon Airways

    7 /12(Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

    A sexta colocada, All Nippon Airways, é a maior companhia aérea internacional no Japão e opera a maior frota mundial de Boeing 787 Dreamliner. O ponto forte da empresa, segundo as avaliações, ficou para a limpeza e o serviço.
  • 8. 7ª) Garuda Indonesia

    8 /12(Dimas Ardian/Bloomberg)

    Bastante criticada pela insegurança, a Garuda Indonésia vem investindo forte desde 2009. A companhia aérea ficou na sétima colocação do ranking, com elogios por seus assentos confortáveis e o cardápio de cozinha do sudeste asiático.
  • 9. 8) Asiana Airlines

    9 /12(Haruyoshi Yamaguchi/Bloomberg)

    A Asiana passou por uma crise imensa no ano passado, quando um de seus jatos sofreu um acidente no aeroporto de San Francisco, mas sua postura garantiu que a companhia permanece entre as dez melhores do mundo. A companhia, que foi quinta colocada em 2013, ficou na oitava posição.
  • 10. 9ª) Etihad Airways

    10 /12(Patrick Riviere/Getty Images)

    A Etihad Airways é a terceira companhia aérea do golfo árabe a aparecer entre as melhores. A empresa de Abu Dhabi possui uma frota de Airbus e Boeing para levar os passageiros para 96 destinos. Sua principal característica são os mimos que oferece, como os fones de redução de ruído e a iluminação na cabine que é ajustada para manter seus passageiros bem descansados.
  • 11. 10ª) Lufthansa

    11 /12(Ralph Orlowski/Bloomberg)

    Maior companhia aérea da Europa, a Lufthansa tem sofrido bastante nos últimos anos com os inúmeros cortes orçamentais. Mas para os consumidores, o seu serviço e qualidade geral ainda permanece excepcional, garantindo a décima posição do ranking.
  • 12. E os aeroportos? Veja os que tratam melhor os passageiros

    12 /12(ROSLAN RAHMAN/AFP/GettyImages)

  • Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviancaAviõesAzulcompanhias-aereasEmpresasSetor de transporte

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame