Brasil

Chuvas no RS: prefeito de Eldorado do Sul afirma que cidade terá que ser evacuada após enchentes

Ernani de Freitas ressaltou que irá demorar pelo menos um ano para recuperar o município, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre

Enchentes no RS: Freitas ressaltou que irá demorar pelo menos um ano para recuperar o município

Enchentes no RS: Freitas ressaltou que irá demorar pelo menos um ano para recuperar o município

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de maio de 2024 às 20h38.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas (PDT), disse nesta terça-feira que a cidade "está tomada pela água" das enchentes e vai precisar evacuar toda a população de pouco mais de 40 mil habitantes.

Em entrevista à Rádio Guaíba, Freitas ressaltou que irá demorar pelo menos um ano para recuperar o município, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, diante dos estragos provocados pelos temporais.

"Realmente vou ter que evacuar toda a cidade, vou ter que tirar tudo. Só pode ficar aqui no nosso município quem terá condições de ficar trabalhando para fazer o rescaldo (de limpeza) da cidade. Porque a cidade está sem água, sem luz, e tomada pela água (das enchentes)", disse o prefeito.

Cidades do litoral

Freitas acrescentou que, apesar de todas essas dificuldades, a cidade vai conseguir "sair dessa". Ele disse também o plano da prefeitura é levar a população para cidades do litoral, que foram menos afetadas pelas chuvas.

"Eu sei que será difícil. Vamos demorar pelo menos um ano para recuperá-la (...) Eu estou tentando agora transferir essas pessoas até para os municípios do litoral. Alguns prefeitos da cidade do litoral me ofereceram abrigo, me ficaram de me mandar até ônibus. As coisas estão se encaminhando", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulEnchentes no RS

Mais de Brasil

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

Manifestantes voltam à Avenida Paulista para ato contra o PL do Aborto

Greve nas universidades federais: o que reivindicam os professores e quais são as ofertas do governo

Enel confirma a Lula investimento de R$ 20 bi para acabar com apagões

Mais na Exame