Acompanhe:

Quem decidiu passar o Réveillon no litoral de São Paulo ou ao menos pretende curtir alguns dias do recesso de fim de ano na praia está precisando enfrentar um velho conhecido dos paulistanos: o trânsito. A balsa que liga São Sebastião até Ilhabela registra na manhã desta quarta-feira, 27, um tempo de espera de 120 minutos. No sentido São Sebastião, o tempo de espera é de 30 minutos.

Ao todo, sete embarcações estão em funcionamento neste momento.

"O tempo de permanência nas filas decorrem de alta demanda de veículos pela semana de feriados, e da maior movimentação de caminhões que se deslocam para a ilha. No momento, são sete embarcações em funcionamento, sendo cinco do sistema ferryboat e duas lanchas. Além disso, uma embarcação ainda aguarda melhora das condições climáticas para retornar à operação", conforme um boletim emitido pelo Departamento Hidroviário da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil).

De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, ventos fortes, de até 74 km/h, podem atingir todo litoral paulista até esta quarta-feira. O mau tempo poderá impactar o sistema de travessias litorâneas, ampliando os tempos de espera e até provocando a interrupção temporária dos serviços.

Na noite de terça-feira, 26, o tempo de espera chegou a 270 minutos, o equivalente a quatro horas e meia, para a travessia no sentido Ilhabela, segundo a empresa que opera o serviço.

Segundo a Semil, a balsa ficou paralisada durante cerca de 1h30 durante a manhã do dia anterior, por conta de ventos fortes, situação que influenciou no funcionamento da operação ao longo do dia. Isso intensificou ainda mais o trânsito na região, que normalmente já é carregado nesta época do ano.

"O tempo de permanência nas filas decorreram de condições adversas de navegação, alta demanda de veículos motivada pela semana de feriados e da demanda represada pela paralisação desta manhã (entre 08h35 e 10h06), quando os ventos atingiram 29 nós, acima do limite de segurança, que é de 25 nós (equivalente a 46 3 km/h)", justificou a Semil ainda na terça-feira.

Às 20 horas, o clima continuava encoberto e, por a maré estar baixa, veículos pesados, como ônibus e carretas, estavam impedidos de passar, segundo a empresa que opera a balsa. Sete embarcações operavam na travessia - cinco do sistema ferryboat e duas lanchas - e uma aguardava a melhora das condições climáticas para retornar à operação, disse a Semil, na ocasião.

O acesso à Ilhabela é feito exclusivamente por meio da balsa, que atende a pedestres, automóveis e ônibus, saindo de São Sebastião. O tempo médio de travessia é de 20 minutos e as saídas acontecem a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30 (São Sebastião/Ilha Bela) e das 6h00 às 23h30 (Ilha Bela/São Sebastião) - após este horário, ocorre de uma em uma hora.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Brasil terá fundo para preservar corais
ESG

Brasil terá fundo para preservar corais

Há 13 horas

Mais da metade da população brasileira vive no litoral do país, revelam dados do Censo 2022
Brasil

Mais da metade da população brasileira vive no litoral do país, revelam dados do Censo 2022

Há 2 semanas

TJ derruba lei que dava prioridade na fila da balsa a carros de Ilhabela e São Sebastião
Brasil

TJ derruba lei que dava prioridade na fila da balsa a carros de Ilhabela e São Sebastião

Há 2 meses

Ipanema, no Rio de Janeiro, é eleita 2ª melhor praia do mundo; veja ranking
Casual

Ipanema, no Rio de Janeiro, é eleita 2ª melhor praia do mundo; veja ranking

Há 2 meses

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais