Brasil

As 100 cidades mais populosas do Brasil

Mesmo antes de terminar o Censo 2023 da população brasileira, o IBGE atualiza periodicamente o tamanho da população brasileira

São Paulo: capital paulista é a cidade mais populosa do Brasil. (Germano Lüders/Exame)

São Paulo: capital paulista é a cidade mais populosa do Brasil. (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 28 de março de 2023 às 11h39.

Última atualização em 28 de março de 2023 às 11h40.

Com mais de 92% da população brasileira recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 189,4 milhões de pessoas -, a coleta do Censo Demográfico 2023 já foi concluída pelo órgão. Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, a chamada base mais fundamental de dados entra a partir de agora em sua etapa de apuração.

Nesta fase, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos pontuais ao campo. Isso significa que bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento para conferência de dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.

A expectativa é de que as informações do censo sejam divulgadas no fim de abril. “Com o censo podemos definir políticas públicas mais focalizadas e, portanto, mais efetivas”, diz a ministra do Planejamento Simone Tebet.

LEIA TAMBÉM: As 200 cidades do Brasil com maior população

São Paulo: a mais populosa

Mesmo antes de terminar o censo da população brasileira, o IBGE atualiza periodicamente o tamanho da população brasileira, baseado em levantamentos estatísticos estimados de crescimento do país. A última atualização, feita em 2021, traz um raio x dos municípios brasileiros. EXAME fez o recorte com as 100 cidade mais populosas do país.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, com 12,3 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com 6,7 milhões, e Brasília, com 3 milhões de pessoas vivendo na capital federal. Guarulhos, na Grande São Paulo, é a cidade mais populosa do país que não é uma capital de estado, com 1,4 milhão de habitantes.

(Com Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:IBGEpopulacao-brasileira

Mais de Brasil

Secretário de Turismo diz que 53% das atrações públicas do RS foram danificadas

Prefeito de Canoas diz que reconstrução de prédios públicos demanda mais de R$ 200 milhões

OPINIÃO: Nunca esqueceremos

Enchentes no RS: sobe para 155 o número de mortos; 94 pessoas seguem desaparecidas

Mais na Exame