Acompanhe:

Anitta, Marquezine e mais 1 milhão de tuítes cobram resposta de Bolsonaro

Desde domingo, a frase "Presidente @jairbolsonaro, por que sua esposa Michelle recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?" não para de ser compartilhada

Modo escuro

Continua após a publicidade
Bolsonaro: Até agora, o presidente não se manifestou sobre a repercussão de sua resposta agressiva a um jornalista do jornal O Globo (Adriano Machado/Reuters)

Bolsonaro: Até agora, o presidente não se manifestou sobre a repercussão de sua resposta agressiva a um jornalista do jornal O Globo (Adriano Machado/Reuters)

C
Clara Cerioni

Publicado em 24 de agosto de 2020 às, 10h32.

Última atualização em 24 de agosto de 2020 às, 10h50.

Jornalistas, artistas, parlamentares, partidos políticos e milhares de usuários do Twitter estão repetindo na rede social a pergunta feita pelo jornalista de O Globo ao presidente Jair Bolsonaro neste domingo, 23, sobre o por quê Michelle Bolsonaro recebeu 89 mil reais de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Em resposta, o presidente da República falou que tem "vontade de encher de porrada" o jornalista.

De acordo com o pesquisador Fábio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foram publicadas em 24 horas mais de 1 milhão de mensagens únicas na rede social

O pesquisador explica que a reação foi de pessoas reais "simulando um comportamento automatizante", como se os usuários estivessem juntos repetindo a mesma mensagem. 

A frase "Presidente @jairbolsonaro, por que sua esposa Michelle recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?", acompanhada da hashtag #RespondeBolsonaro, começou a ser compartilhada por jornalistas na tarde de ontem e logo teve a adesão de outros usuários.

Fizeram publicações artistas como Caetano Veloso, Bruna Marquezine, Anitta, Felipe Neto, Whindersson Nunes, e políticos, como o vereador Eduardo Suplicy (PT), o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede).

A maioria das reações falam em desrespeito do presidente em relação à liberdade de imprensa. Em nota, o PSDB disse que o "presidente volta a mostrar apreço por posturas agressivas e antidemocráticas". Já o MDB pediu respeito aos jornalistas: "o presidente da República precisa se retratar".

Os termos "Fabrício Queiroz" e "Michelle" estavam entre os mais comentados do Twitter. Até agora, o presidente não se manifestou sobre o assunto. Depois da resposta agressiva de Bolsonaro, jornalistas que acompanhavam a visita questionaram se a declaração era uma ameaça, mas o chefe do Executivo não respondeu mais e seguiu com a visita.

O Palácio do Planalto foi questionado sobre o teor da frase, mas respondeu que não iria comentar. Entidades de imprensa repudiaram a ameaça e cobraram uma "reação contundente" dos Poderes Legislativo e Judiciário.

(Com Estadão Conteúdo)

Últimas Notícias

Ver mais
Anistia é 'incogitável' e atuação de Bolsonaro em plano de golpe parece inequívoca, diz Gilmar
Brasil

Anistia é 'incogitável' e atuação de Bolsonaro em plano de golpe parece inequívoca, diz Gilmar

Há um dia

Ex-comandantes colocam Bolsonaro na condução de tentativa de golpe; entenda
Brasil

Ex-comandantes colocam Bolsonaro na condução de tentativa de golpe; entenda

Há 2 dias

Datafolha: Boulos pode herdar mais votos de Tabata; Nunes, de Kim Kataguiri
Brasil

Datafolha: Boulos pode herdar mais votos de Tabata; Nunes, de Kim Kataguiri

Há 3 dias

No STF, Moraes retira sigilo de depoimentos sobre suposto plano de golpe de Estado
Brasil

No STF, Moraes retira sigilo de depoimentos sobre suposto plano de golpe de Estado

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais