Brasil

Alunos da USP invadem aula após professor defender golpe

Estudantes da Faculdade de Direito da USP simulam tortura e depois invadem a aula de professor que fez defesa do golpe militar nesta segunda-feira. Assista ao vídeo


	Alunos da USP invadem aula na Faculdade de Direito: encapuzados e cantando músicas símbolos da resistência à ditadura, eles protestaram contra discurso de professor
 (Reprodução/ Youtube)

Alunos da USP invadem aula na Faculdade de Direito: encapuzados e cantando músicas símbolos da resistência à ditadura, eles protestaram contra discurso de professor (Reprodução/ Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 18h27.

São Paulo - Um vídeo gravado por alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) mostra o momento em que estudantes do Largo São Francisco invadem a aula de um professor em protesto ao apoio deste ao golpe militar.

Nesta segunda-feira, 31 de março - data dos 50 anos da tomada de poder pelas Forças Armadas - o docente Eduardo Lobo Botelho Gualazzi preparou um texto para ser lido em sala em que defende o regime.

Segundo a aluna Junia Lemos, autora de uma das gravações do protesto, ele já havia avisado aos estudantes que estava preparando uma aula especial para coincidir com o aniversário da "Revolução de 1964", como ele a chama no texto escrito especificamente para a ocasião, "Continência a 1964".

Do lado de fora, em protesto, alunos simularam uma sessão de tortura e depois invadiram a sala (veja aos 2m38s do vídeo) encapuzados e cantando a música "Opinião", de Zé Keti, considerada um hino de resistência ao regime.

Para a ação, eles levaram Antônio Carlos Fon, preso no ditadura. No vídeo, depois que Gualazzi se retira da sala, Carlos Fon propõe um debate sobre o assunto.

Até o momento, a Faculdade de Direito não se manifestou oficialmente sobre o episódio.

Veja abaixo:

//www.youtube.com/embed/zpZ-CpjkZXM?rel=0

Acompanhe tudo sobre:DitaduraEnsino superiorFaculdades e universidadesGolpe de 1964HistóriaUSPVídeosVídeos de Brasil

Mais de Brasil

Prefeitura de Porto Alegre fecha comportas do Cais Mauá para barrar água do Guaíba

PT concorda com revisão de benefícios fiscais, mas critica Tarcísio por aumento para 2025

Onda de frio: temperatura terá queda brusca no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte a partir de sexta

Chuvas fortes atingem o RS mais uma vez e causam novos alagamentos

Mais na Exame