Exame Logo

Abbas e Netanyahu; Brasileira morre…

Homenagens a Peres O corpo do ex-presidente israelense Shimon Peres será enterrado nesta sexta-feira. Líderes de mais de 90 países foram a Israel prestar homenagens, assim como o ex-presidente americano Bill Clinton. O momento mais surpreendente foi o cumprimento entre presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Abbas havia […]

NOVA JERSEY: uma brasileira morreu na manhã desta quinta-feira na estação de Hoboken / David Richman/ Reutes
DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2016 às 07h04.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h23.

Homenagens a Peres

O corpo do ex-presidente israelense Shimon Peres será enterrado nesta sexta-feira. Líderes de mais de 90 países foram a Israel prestar homenagens, assim como o ex-presidente americano Bill Clinton. O momento mais surpreendente foi o cumprimento entre presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Abbas havia enviado uma carta à família expressando suas condolências e afirmou que a morte de Peres foi “uma perda para a humanidade e para a paz na região”. Abbas precisou de uma autorização especial para entrar em território israelense. Sua ia foi duramente criticada por opositores na palestina.

Veja também

Brasileira morre Nova Jersey

Um trem descarrilou e matou e matou a advogada brasileira Fabiola Bittar de Kroon na manhã desta quinta-feira na estação de Hoboken, no estado americano de Nova Jersey. Fabiana é natural de Santos e morava há pouco mais de um ano nos Estados Unidos. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. A estação era um ponto de transporte entre Nova York e Nova Jersey, e o caso ocorreu na hora do rush local. Autoridades afirmaram que, por ora, não há nenhuma evidência de que o caso tenha sido algo além de um acidente.

Os negócios cubanos de Trump

A campanha da presidenciável democrata, Hillary Clinton, acusou o rival republicano, Donald Trump, de ter infringido as leis americanas ao investir em Cuba no ano de 1998 — época em que o governo dos Estados Unidos ainda impunha um embargo ao país, retirado neste ano. Na ocasião, uma das empresas de Trump teria gastado 68.000 dólares em território cubano, o que, para um porta-voz da campanha de Clinton, mostra que o magnata “sempre colocará os interesses de seus negócios à frente dos interesses nacionais”. Uma representante da campanha de Trump respondeu dizendo que a companhia gastou dinheiro na ilha, mas acabou por não investir o montante no país.

Tropeços no Supremo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse nesta quinta-feira que o único tropeço no processo de impeachment de Dilma Rousseff foi a realização de uma votação fatiada. A declaração foi uma resposta ao comentário do ministro Ricardo Lewandowski, que lamentou o impeachment de Dilma Rousseff, classificando o episódio como “um tropeço na democracia”. “Acho que o único tropeço que houve foi aquele do fatiamento, o DVS [destaque para votação em separado] da própria Constituição, no qual teve contribuição decisiva o presidente do Supremo”, disse Gilmar.

Lava-Jato fatiada?

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de desmembramento dos núcleos políticos que compõem a estrutura do grupo criminoso investigado pela Operação Lava-Jato. A divisão em quatro grandes grupos foi proposta para “otimização do esforço investigativo, uma vez que se trata de uma só organização criminosa, ampla e complexa”. Janot pediu que os inquéritos foquem o PP, o PT e o PMDB no Senado e o PMDB na Câmara.

28 mortes

Pelo menos 28 candidatos a prefeito e vereador foram mortos Brasil afora desde junho, segundo um levantamento do jornal Folha de S. Paulo. O mais recente foi José Gomes da Rocha (PTB), candidato a prefeito em Itumbiara (GO) morto na quarta-feira. Pelo menos um quarto dos mortos tinha carreira como policial. No total, a Justiça Eleitoral contabiliza 100 candidatos que morreram depois de se candidatar — entre as causas estão incluídos doenças, infartos e todo tipo de acidente.

Déficit recorde

Com a atividade econômica baixa e recuo no pagamento de tributos, o governo central registrou um déficit primário de R$ 20,345 bilhões em agosto, o pior desempenho para o mês em toda a série histórica, que tem início em 1997. O resultado reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame