Ministério da Agricultura instala centro de operações de emergência para gripe aviária
Entre as atribuições do centro de operações estão a divulgação de informações à população, a identificação e a adoção dos mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate à gripe aviária
Agência de notícias
Publicado em 26 de maio de 2023 às 18h20.
Última atualização em 26 de maio de 2023 às 19h42.
O Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), instalou o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária). O ato está definido na Portaria SDA nº 810, publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta sexta-feira, 26.
Conforme comunicado do ministério, com o objetivo de atuar como mecanismo de articulação institucional em resposta ao estado de emergência zoossanitária em vigor no país desde 22 de maio, o COE-Mapa Influenza Aviária será responsável por uma série de ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), registrada pela primeira vez no Brasil em aves silvestres em maio deste ano.
Para que serve o Centro de Operações de Emergência Agropecuária?
Entre as atribuições do centro de operações estão a divulgação de informações à população, a identificação e a adoção dos mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate ao avanço de casos de IAAP.
Integram o COE-Mapa Influenza Aviária os departamentos de Saúde Animal; de Suporte e Normas; de Gestão Corporativa; de Serviços Técnicos e de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Também podem ser convidados representantes de outros órgãos e entidades públicas e privadas para as reuniões de debate das ações de enfrentamento à gripe aviária.