Brasil

Chuvas no RS provocam 55 mortes e número de cidades afetadas passa de 300

A Defesa Civil do estado estima que mais de 32 mil pessoas estão fora de casa, sendo 8.296 pessoas em abrigos e 24.66 desalojados (na casa de familiares ou amigos)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de maio de 2024 às 09h17.

Última atualização em 4 de maio de 2024 às 18h37.

Tudo sobreRio Grande do Sul
Saiba mais

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou neste sábado, 4, o balanço atualizado do número de mortos pelos temporais que atingem o estado. Segundo o último levantamento, 55 morreram por consequência da chuvas. Mais cedo, o governo havia informado 57 óbitos, mas o número foi corrigido na atualização das 18h. A quantidade de pessoas desaparecidas aumentou para 74. Outras 107 estão feridas. 

O órgão estima que mais de 80 mil pessoas estão fora de casa, sendo 13.324 pessoas em abrigos e 69.242 desalojados (na casa de familiares ou amigos). Ao todo, 317 cidades são afetadas e 510 mil pessoas impactadas pelas chuvas. 

O desastre ambiental na região impactou o fornecimento de água e energia elétrica para a população. De acordo com levantamento da administração estadual, 294,6 mil imóveis atendidos pela concessionaria RGE Sul estão sem energia, enquanto 123,6 mil pontos atendidos pela CEEE Equatorial estão sem luz. A Corsan, responsável pelo abastecimento de água, informou que 1.056,877 milhão estão sem água, cerca de 34% do total.

Segundo dados do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), consolidadas com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), os temporais causaram 128 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais ou parciais, entre estradas e pontes.

Em Porto Alegre, capital do estado, a Defesa Civil emitiu alerta de inundação extrema após o rio Guaíba ultrapassar a marca de 4,96 metros. A cidade enfrenta enchente pelo alto volume de água.

Boletim das chuvas do RS

    • Municípios afetados: 317
    • Pessoas em abrigos: 13.324
    • Desalojados: 69.242
    • Afetados: 510.585
    • Feridos: 107
    • Desaparecidos: 74
    • Óbitos: 55 (destes, 7 estão em investigação)

Como receber o alerta da Defesa Civil do RS?

Para reforçar as medidas de prevenção, as pessoas podem se inscrever para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após isso, uma confirmação será enviada, habilitando o número para receber as informações sempre que forem emitidas.

Além disso, é possível se cadastrar por meio do aplicativo WhatsApp. Para utilizar o serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando no link fornecido. Em seguida, basta interagir com o robô de atendimento enviando uma mensagem simples como "Oi". Após essa primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para começar a receber as mensagens enviadas pela Defesa Civil estadual.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do Sul

Mais de Brasil

Previsão do tempo: RS volta a enfrentar chuvas e geadas; temperaturas no Sudeste serão mais amenas

Governo do RS convoca policiais e bombeiros aposentados 'para reforçar estruturas de segurança'

Prefeito diz que "não há imóveis disponíveis" em Porto Alegre para tantos desabrigados

Julgamento no TSE que pode cassar mandato de Moro acontece nesta quinta; assista ao vivo

Mais na Exame