Google fora do ar, vacinação nos EUA, Biden eleito: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta segunda-feira, 14 de dezembro

No episódio de hoje, falaremos sobre o início da vacinação contra a covid-19 nos Estados Unidos, uma falha que deixou o Google fora do ar, a alta do Ibovespa, a inauguração da loja da Camila Coutinho e muito mais. Se você gostou se inscreva no canal, deixe o seu like e ative as notificações.

MERCADOS

Bancos deixaram de ser as pechinchas da bolsa?

Com alta acumulada de 22% desde o início de novembro, o Ibovespa ganhou destaque entre os principais índices de ações do mundo nas últimas semanas. Motivados pelos avanços das vacinas, que melhoraram a perspectiva para os mercados emergentes, investidores estrangeiros colocaram 40,8 bilhões de reais na bolsa brasileira desde o início de novembro. E uma das principais portas de entradas foram os grandes bancos.

Ibovespa vira para queda após zerar perdas do ano; dólar sobe para R$5,12

Vindo de seis altas semanais consecutivas, o Ibovespa chegou a zerar as perdas do ano nesta segunda-feira, 14, mas perdeu parte do ímpeto positivo com o aumento das preocupações com o cenário fiscal do Brasil. O índice encerrou o dia em queda de 0,45%, aos 114.611 pontos.

Cogna cai 5% após guidance decepcionar; Triunfo dispara 54% em 2 dias

Em sessão de perdas para o Ibovespa (-0,45%), as principais contribuições negativas em pontos para o índice nesta segunda-feira, 14, vieram das ações da Vale (VALE3), em meio à queda do minério, Itaú (ITUB4) e B3 (B3SA3). Do outro lado, apareceram os papéis de Magazine Luiza (MGLU3), BTG Pactual (BPAC11) e BR Distribuidora (BRDT3), após o Itaú BBA reforçar recomendação de compra.

BRASIL

Lei Kandir: Câmara aprova repasses de R$ 62 bi a estados e municípios

A Câmara aprovou nesta segunda-feira, 14, o projeto de lei que garante a transferência, por parte da União, de 62 bilhões de reais aos estados e municípios nos próximos 17 anos, para compensar perdas de arrecadação decorrentes da Lei Kandir. O placar foi de 408 votos a favor e nove contrários. A legislação, que entrou em vigor em 1996, isentou de cobrança de ICMS produtos destinados à exportação, como soja, milho, algodão, carnes e minérios.

Anvisa dá prazo de 10 dias para avaliar uso emergencial de vacinas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta segunda-feira, 14, que estabeleceu prazo de 10 dias para avaliar pedidos de uso emergencial de vacinas contra a covid-19. Em nota, o órgão disse que trabalhará em tempo integral, inclusive nas semanas de Natal e ano novo, para analisar autorizações de importação, certificar linhas de produção e autorizações sobre uso de vacina.

Mesmo em bairros nobres, União tem dificuldade em vender terrenos

Nas redondezas das avenidas Juscelino Kubitschek e Chedid Jafet, no Itaim Bibi, bairro nobre de São Paulo, há várias facetas do lado mais próspero da capital paulista. Ali, fica o shopping JK Iguatemi, um dos mais sofisticados templos do consumo da cidade, onde há marcas como Chanel e Prada. A área é repleta de sedes de bancos, multinacionais e gestoras de investimento. Mas ali, perto de tanto luxo e poder, há sinais do descaso com o dinheiro público.

MUNDO

Agora é oficial: colégio eleitoral confirma Biden como presidente

O colégio eleitoral dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial americana. Com os estados que oficializaram os votos da população até agora, Biden ultrapassou os 270 votos necessários para vencer.

EUA registram semana com maior número de mortos desde início da pandemia

Os Estados Unidos perderam mais de 17 mil vidas para a covid-19 na semana passada, o maior número semanal desde o início da pandemia, com o Estados da Dakota do Norte, Dakota do Sul e Iowa registrando os maiores números de mortos per capita nos últimos sete dias.

Texit: deputado sugere que Texas deixe os EUA após vitória de Biden

Em meio às ações judiciais da campanha do presidente Donald Trump e aliados contestando a derrota na eleição americana, um deputado do Texas foi além e sugeriu que o estado deve “ser independente” e deixar os Estados Unidos.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Notícias sobre
ATENÇÃO: Mudança na sua assinatura da revista EXAME. A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos apenas uma edição por mês. Saiba mais