Acompanhe:

Windows Phone só será maioria do portfólio da Nokia em 2013

O relatório financeiro anual da Nokia aponta que o Windows Phone só estará presente na maioria dos smartphones do portfólio da empresa em 2013

Modo escuro

Continua após a publicidade
Stephen Elop, CEO da Nokia: a empresa ainda espera vender 200 milhões de celulares com o sistema Symbian (Divulgação)

Stephen Elop, CEO da Nokia: a empresa ainda espera vender 200 milhões de celulares com o sistema Symbian (Divulgação)

L
Letícia Cordeiro

Publicado em 14 de março de 2011 às, 15h07.

São Paulo — Detalhes sobre a parceria entre a Nokia e a Microsoft foram revelados hoje no capítulo sobre "Fatores de Risco" do relatório anual Form-20F 2010 entregue pela fabricante finlandesa à comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) na última sexta-feira.

Segundo o documento, o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, só estará presente na maioria dos smartphones do portfólio da Nokia em 2013: “Esperamos que a transição para o Windows Phone como nossa plataforma primária de smartphones leve cerca de dois anos”. 

O fato é que a parceria com a Microsoft ainda precisa ser concretizada. O acordo ainda não foi assinado. E a ideia de desenvolver inovações e customizações na plataforma Windows Phone como forma de diferenciação dos equipamentos Nokia dos demais fabricantes que também usam o sistema operacional pode não ser suficiente para garantir um bom posicionamento de mercado.

Entre os riscos do negócio, o documento cita: “Nossa expectativa de transição para a plataforma Windows Phone pode se mostrar longa demais para competirmos efetivamente no longo prazo no mercado de smartphones dados os constantes desenvolvimentos das plataformas de smartphones concorrentes”. 


A Nokia pretende continuar investindo na plataforma Symbian durante esse período de transição, com aprimoramentos de hardware e de interface com o usuário. É uma “oportunidade para reter e migrar a base instalada de aproximadamente 200 milhões de aparelhos com Symbian para smartphones Nokia com Windows Phone”. A expectativa da fabricante é vender ainda cerca de 150 milhões de unidades com Symbian nos próximos anos. 

MeeGo e tablets

Paralelamente, a Nokia continuará desenvolvendo, em conjunto com a Intel, a plataforma MeeGo, com ênfase numa exploração de mercado de longo prazo. A expectativa é de que o primeiro modelo baseado no novo sistema operacional seja lançado até o final de 2011. 

Outro fator que pode prejudicar a Nokia no futuro é a ausência da fabricante no mercado de tablets: “Não temos tablets em nosso portfólio de produtos móveis, o que pode resultar na incapacidade de competir efetivamente nesse segmento de mercado no futuro ou na renúncia dessa oportunidade de crescimento potencial no mercado móvel”. A Nokia, entretanto, não menciona se investirá nesse segmento ou não.

Últimas Notícias

Ver mais
Governo prepara anúncio de crédito a microempreendedores com foco em mulheres
seloNegócios

Governo prepara anúncio de crédito a microempreendedores com foco em mulheres

Há 5 horas

Tarpon sai de 32% para 19% da Serena Energia após oferta de ações
Exame IN

Tarpon sai de 32% para 19% da Serena Energia após oferta de ações

Há 7 horas

Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?
Exame IN

Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?

Há 11 horas

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono
Exame IN

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono

Há 13 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais