Tecnologia

Wikipedia encerra programa de acesso grátis

Mais de 800 milhões de pessoas tinham acesso gratuito à enciclopédia online

 (Peter MacDiarmid/Getty Images)

(Peter MacDiarmid/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 15h29.

Última atualização em 19 de fevereiro de 2018 às 19h06.

São Paulo – A Wikimedia Foundation decidiu encerrar o programa Wikipedia Zero, que oferecia acesso sem cobrança de internet móvel ao acervo da enciclopédia online colaborativa em países em desenvolvimento. A iniciativa terminará neste ano em 72 países–apesar de negociações, o Brasil não participava do programa de gratuidade.

Criado em 2012, o Wikipedia Zero permite, por meio de contratos com operadoras de telefonia móvel, acesso a artigos sem cobrança de internet. A fundação informa que mais de 800 milhões de pessoas puderam participar do programa.

Entre as razões para o fim, a Wikimedia Foundation apontou a queda de interesse das operadoras por parcerias de acesso gratuito, bem como a diminuição de preços de pacotes de internet móvel e a falta de conhecimento sobre o site por parte do público. Nenhum novo acordo será feito pela fundação neste ano e os contratos atuais expirarão até o fim de 2018. Ainda assim, novas oportunidades com fins semelhantes são consideradas pela Wikimedia.

Vale notar que o acesso aos conteúdos da Wikipedia continua a ser grátis, não haverá nenhum tipo de cobrança pela leitura dos artigos disponíveis.

Acompanhe tudo sobre:InternetWikipedia

Mais de Tecnologia

Aeroportos registram queda no extravio de bagagens após implementação de novas tecnologias

Volta do presencial prejudica profissionais de tecnologia do Norte e Nordeste

IBM Consulting troca gerente geral para renovar foco em projetos de inteligência artificial

Tecnologia vira aliada no cuidado de idosos na China

Mais na Exame